Festival São João Cultural valoriza sabedoria popular

fogos_2014Não deixar que as tradições nordestinas sejam esquecidas. Este é o principal propósito do Festival São João Cultural, incluído na programação oficial d’O Maior São João do Mundo, realizado em Campina Grande, no Teatro Municipal Severino Cabral, nos dias 14 e 15 de junho, que vai reunir dezenas de artistas, representando a arte popular da cultura do Nordeste.

O Festival faz a união da música, poesia, repente e aboio, além, logicamente, da sabedoria popular representada nos causos que retratam o cotidiano da população. Para encarar o desafio de representar a região nordestina, um time de artistas de renome vai subir ao palco, como Biliu de Campina, Eloísa Olinto, Sandra Belê, Adauto Ferreira e Luizinho Calixto.

Representando a poesia, o mestre de cerimônia Felisardo Moura vai comandar o show ao lado do historiador Daniel Duarte, Mariana Teles, Agda e Lara Moura, Enoc Ferreira e Zé de Cazuza. Os aboios vão ser entoados por Paulo e Jarim, que prometem emocionar a plateia.

Como não poderia faltar, as duplas de violeiros Irmãos Pereira, Moacir Laurentino e Hipólito Moura, além de Zé Cardoso e Moacir Laurentino e Hipólito Moura e João Paraibano, vão encantar o público fazendo o desafio do repente, uma divertida brincadeira cheia de versos e poesia. Abrilhantando a noite, os grupos Acauã da Serra e Origines vão dançar para o público apresentando o xaxado, o baião e o forró.

Como o evento é de cunho popular, a entrada é gratuita, respeitando a capacidade máxima do Teatro Municipal Severino Cabral, que é de 700 pessoas. Além de assistir ao show, o público receberá gratuitamente o DVD São João Cultural, gravado em fevereiro, com os artistas regionais, que cantaram e declamaram a região Nordeste.

Este é o segundo ano que o Festival São João Cultural é realizado dentro da programação oficial d’O Maior São João do Mundo, tendo o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da parceria da Secretaria de Cultura e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O titular da Pasta de Cultura, Lula Cabral, enfatizou a inserção das tradições nordestinas n’O Maior São João do Mundo, reforçando que a riqueza da sabedoria popular precisa ser disseminada e mostrada para que não se perca.

“Não queremos apenas um palco para mostrar o que temos de mais belo. Queremos cidadãos comprometidos com a nossa arte, com a nossa riqueza, levando o que temos de melhor para todo o Mundo. Por isso, encaramos o Festival São João Cultural como uma oportunidade de não deixar nossa tradição morrer”, declarou Lula, elogiando a sensibilidade do prefeito Romero Rodrigues e do vice-prefeito Ronaldo Filho, na priorização das apresentações na programação d’O Maior São João do Mundo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 14/06

Poeta e Mestre de Cerimônia – Felisardo Moura

Música – Waguinho e Duduta

Música – Biliu de Campina

Música – Eloísa Olinto

Músico – Luizinho Calixto

Poesia – Zé de Cazuza e Enoc Ferreira

Poetisa – Mariana Teles

Contador de Causo – Daniel Duarte

Violeiro – Moacir Laurentino e Zé Cardoso

Violeiro – Hipólito Moura e João Paraibano

Aboiador – Paulo e Jarim

Dança – Acauã

Dança – Origines

Dia 15/06

Poesia e Mestre de Cerimônia – Felisardo Moura

Música – Waguinho e Duduta

Música – Biliu de Campina

Musica – Sandra Belê

Música – Adauto Ferreira

Poesia – Ágada e Lara Moura

Violeiro – Irmãos Pereira

Violeiro – Moacri Laurentino e Hipólito Moura

Aboiador – Paulo e Jarim

Dança – Acauã

Dança – Origines

PROGRAMAÇÃO CULTURAL N’O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO

Além do Festival São João Cultural, a arte do repente, da poesia e da embolada vão estar representadas em outros pontos da cidade, durante os festejos juninos.

Feiras Livres

Feira Central – Dias 14/06 e 21/06 – 9h às 11h

Feira da Liberdade – Dias 14/06 e 05/07 – 9h às 11h

Feira da Prata – Dias 15/06 e 29/06 – 9h às 11h

Feira das Malvinas – Dias 21/06 e 05/07 – 9h às 11h

Distritos

Catolé de Boa Vista – Dia 21/06 – 19h às 23h

Catolé de Zé Ferreira – Dia 28/06 – 19h às 23h

 Terminal de Integração

Dias 14/06, 15/05, 20/06, 21/06, 23/06, 24/06, 28/06, 29/06, 05/07 e 06/07 – a partir das 9h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO