Fiep oficializa adota e secretário de Cultura destaca importância

A praça recuperada pela Prefeitura de Campina Grande e inaugurada no último mês de junho foi oficialmente adotada pela Fiep em cerimônia nesta quarta-feira, 19. Na ocasião, ocorreu o descerramento da placa nas presenças do presidente da Fiep, Francisco Benevides Gadelha, do secretário de Cultura de Campina Grande, Lula Cabral, que representou o prefeito em exercício Ronaldo Cunha Lima Filho, e da representante da família do jornalista José Lopes de Andrade, que nomeia a praça, Tizziana Camboim.

Em seu discurso, Lula Cabral destacou a iniciativa da Fiep em abraçar o projeto de adoção da praça. “Tenho que louvar essa atitude. A Fiep está dando um exemplo aos empresários, primeiro por receber e manter uma praça, pela consciência de que a praça é um bem público em favor da sustentabilidade e, segundo, por trazer para a praça uma programação cultural”, frisou o secretário.

A solenidade, que contou com a presença do Quarteto Jazz Brasil, responsável pelo projeto Quartas Culturais, do Sesi, reuniu dezenas de convidados e a população que passou a utilizar a área como espaço de lazer. Durante sua fala, o presidente da Fiep elencou os motivos da escolha do homenageado. “Em 2014, ele faria 100 anos e foi uma figura importante na história de Campina Grande, o grande executor do pensamento de Edvaldo do Ó”, contou Buega Gadelha.

Com a adoção da praça, que fica localizada em frente ao prédio da Fiep, a Federação será responsável pela conservação do patrimônio e pelos serviços de jardinagem e iluminação. “O prédio da Fiep é de 1983 e a gente tem feito a preservação desta obra. O mesmo faremos com a praça, como se fosse nossa”, prometeu Buega.

Nesta quinta, 20, o prefeito em exercício de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho, irá entregar aos campinenses, às 10h, na mesma praça, a escultura em homenagem a João Vieira, o “João Carga-D’água”, líder da revolução do Quebra Quilos. O ato registra os 140 anos desse movimento em Campina Grande e marca o Dia da Consciência Negra na cidade.

A escultura foi confeccionada com uma estrutura de concreto e ferro armado, com uma cobertura de fibra de vidro e resina para maior durabilidade e para evitar infiltrações, tendo acabamento de cobre envelhecido polido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO