Fórum reúne 42 municípios para discutir atendimento materno-infantil

Iolanda_forum_educacaoGestores de saúde pública de 42 municípios paraibanos estarão reunidos na próxima quarta-feira, 09 de julho, para discutir ações integradas para o atendimento materno-infantil na região. O encontro acontece durante o I Fórum Perinatal da Região de Campina Grande, que será realizado no auditório do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – Cerest. O objetivo é estabelecer as diretrizes para os cuidados de atenção em saúde para bebês e gestantes, que devem ser seguidas por todas as maternidades vinculadas à Rede Cegonha e ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região.

Além de discutir a assistência materno-infantil, os gestores vão traçar a operacionalização da Rede Cegonha, pactuando propostas e ações conjuntas. Entre os temas do encontro está o acolhimento humanizado às gestantes e recém-nascidos, garantia de acesso prioritário, responsabilização e continuidade do cuidado até a resolutividade e avaliação contínua, além da regulação dos serviços.

O Fórum Perinatal é espaço deliberativo permanente, que atua como órgão gestor das políticas de atenção à saúde da gestante e dos recém-nascidos e da criança até 02 anos, executando o planejamento, avaliação, monitoramento, divulgação e gestão das ações de saúde.

O evento encerra a programação da 1ª Semana de Humanização da Assistência ao Parto, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que teve início no último dia 03. Durante a semana, foram realizados debates e palestras com especialistas, além do curso de humanização ao parto, reunindo profissionais de saúde, doulas, movimentos sociais vinculados ao cuidado com a saúde da mulher e grupos de gestantes.

PROGRAMAÇÃO

08h: Credenciamento

08h30: Cerimônia de abertura

09h: Assistência ao Ciclo Gravídico-puerperal: a saúde materno-infantil no Município de Campina Grande

Dra. Gabriela Campos (Coordenadora de Saúde da Mulher)

09h40: Política de Assistência Materno-infantil/MS

Flávia Villa-Chan (Apoiadora de Serviço da Rede Cegonha do Ministério da Saúde)

Janaina Japiassu (Consultora da área técnica de Saúde da Criança e Aleitamento materno do Ministério da Saúde)

10h30: Roda de Conversa: desafios e soluções

Mediadora: Dra. Melania Amorim (Consultora matricial do Ministério da Saúde)

12h: Encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO