Gevisa inscreve interessados em curso destinado aos donos de salão de beleza

A Gerência de Vigilância Sanitária de Campina Grande (Gevisa), está com inscrições abertas para quem deseja se qualificar no curso de Boas Práticas em Salão de Beleza. O curso será ministrado no próximo mês de abril, mas os interessados já podem se inscrever. O objetivo é ajudar o proprietário a constituir o próprio negócio, porém observando as exigências do órgão sanitário de saúde.

Os participantes receberão noções sobre Alvará de Saúde Pública, exigências processuais e documentais para formalizar o estabelecimento e aprender sobre as necessidades de estrutura física, mobiliário e equipamentos para que o local funcione dentro das regras.

Com relação ao exercício da atividade profissional, os participantes receberão orientações sobre os cuidados na depilação e no tratamento do cabelo, a prática da escova progressiva, o manuseio de alisantes e de formol, o modo correto de esterilização, de higienização dos ambientes e de destino de resíduos.

De acordo com a Gerente de Vigilância Sanitária do município, Betânia Araújo, o objetivo é atingir principalmente as pessoas que têm salões nas suas casas. “Nós compreendemos que este tipo de empreendimento em muitos casos fica no domicílio dos profissionais, em uma sala, em uma varanda. O nosso objetivo é instruir estas pessoas para que elas passem a atender aos critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, principalmente com a formalização do negócio”, esclareceu Betânia.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz algumas exigências como, por exemplo, que o salão não seja instalado dentro de casas, além da necessidade de ambiente limpo, com circulação de ar e de luz, local para lavagem de materiais, uso de produtos limpos e com registro no órgão, revestimento impermeável em cadeiras, além de outros.

Qualquer cabeleireiro poderá participar. As pessoas interessadas devem se inscrever por meio do telefone 3310-6178. As aulas serão realizadas em abril, com a duração de apenas um dia, nos períodos da manhã e tarde e turmas com dez pessoas.

ALIMENTOS – A Gevisa de Campina Grande já realiza o Curso de Manipulação de Alimentos para diversos comerciantes que trabalham com alimentos na cidade, sobretudo os que atuam nas ruas, com formações sobre armazenamento de alimentos, higienização, observação das condições sanitárias dos alimentos. “Estaremos inscrevendo, nos próximos dias, os barraqueiros e ambulantes que vão trabalhar no Parque do Povo. O objetivo é capacitá-los antes do São João. O objetivo destes cursos é melhorar a qualidade dos produtos e serviços prestados principalmente pelos pequenos comerciantes e profissionais, além de assegurar a saúde dos consumidores”, finalizou Betânia.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO