Google promoverá ação de cidadania digital em escola municipal

google_cidadania_digital

Campina Grande receberá na próxima sexta-feira, 27, o projeto “Expedição Google”, uma ação de cidadania digital criada para conscientizar crianças e adolescentes sobre a segurança na internet. O evento educativo acontecerá na Escola Municipal Padre Antonino, localizada na rua Carlos Alberto de Sousa, 255, bairro de Bodocongó, a partir das 9h. A Rainha da Borborema será a primeira cidade, do interior no nordeste, a sediar o evento do Google.

Cerca de 120 estudantes, com idades entre 11 e 13 anos, participarão da “Expedição Google” em Campina Grande. Eles farão parte de uma palestra interativa sobre boas práticas para crianças e adolescentes na web, numa ação desenvolvida em formato dinâmico e com linguagem apropriada para essa faixa etária. Um telão será montado no pátio da escola e um gerador de energia será instalado, pelo Google, para garantir a estrutura. A Expedição do Google em Campina Grande será semelhante à realizada em São Luis, Maranhão, em agosto desse ano (ver imagens).

“Nós falamos de como se proteger na internet, mostrando como não cair em golpes e refletir antes de compartilhar conteúdo. Falamos de internet de modo geral, não é restrito aos produtos ou sites do Google”, explicou Mariana Pedron Macário, gerente de relações governamentais e políticas públicas do Google Brasil. Mariana Pedron estará coordenando as atividades na escola municipal Padre Antonino.

imagem

A apresentação abordará cinco dicas principais para que os jovens permaneçam seguros na internet e possam aproveitar melhor as potencialidades da conexão em rede. Essas cinco etapas são: “pense antes de compartilhar”, “proteja o que é seu”, “conheça e use suas configurações”, “evite golpes” e “seja positivo”. As orientações vão desde a elaboração de uma senha segura até cuidados com a privacidade e dados pessoais.

A secretária de Educação de Campina Grande, professora Iolanda Barbosa, destacou a importância da atividade com os estudantes, no momento em que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano dos alunos. “O uso da tecnologia não está dissociado da prática pedagógica e é necessário conscientizar os estudantes sobre a forma correta de utilizar as ferramentas do mundo digital”, pontuou.

TABLETS – Visando unir tecnologia e aprendizagem, a Prefeitura de Campina Grande criou o Programa “Tablet na Escola”, adquirindo 7.904 tablets para uso de professores e estudantes de 50 escolas da rede municipal. Os alunos do 5º ano já receberam os equipamentos que também serão, gradativamente, entregues aos estudantes do 6º o 9º ano. O investimento total foi de R$ 2 milhões.

OUTRAS AÇÕES – Através do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), a Secretaria de Educação também desenvolve o programa “Luz das Letras Digital”, voltado para o letramento de crianças. Escolas do município também oferecem laboratórios de informática com recursos educacionais através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), além das atividades de capacitação de professores realizadas pelo NTM da Prefeitura.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO