Hospital Municipal Pedro I realiza mais de 87 mil procedimentos em 2015

pedroI Referência na realização de cirurgias eletivas, exames de imagem e consultas especializadas, o Hospital Municipal Pedro I, realizou, em média, 243 procedimentos por dia no ano de 2015.

Ao todo, foram quase 88 mil atendimentos realizados de janeiro dezembro do ano passado na unidade.

A expectativa da Prefeitura Municipal de Campina Grande é que estes números possam ser ampliados em 2016 com a implantação de mais serviços na unidade para atendimento à população campinense e dos municípios referenciados.

De acordo com o balanço de atendimentos do hospital, o Centro de Imagens foi setor que apresentou maior demanda de procedimentos realizados no ano passado. Foram feitos 57.275 exames de ecocardiograma, eletrocardiograma, espirometria, endoscopia, mamografia, punção aspirativa, raio X, tomografia e ultrassonografia.

centro_especializado_pedro_IQuando são somados todos os exames realizados a partir da implantação do Centro de Imagens, em maio de 2013, até o mês de dezembro de 2015, o número ultrapassa 135 mil procedimentos.

A secretária municipal de saúde, Luzia Pinto, explicou que a unidade hospitalar conseguiu dobrar a oferta de exames de imagem já no segundo ano após a compra do hospital pela Prefeitura.

“No primeiro ano, sob a gestão municipal, realizamos 22 mil procedimentos. Graças a determinação do prefeito Romero Rodrigues para aquisição dos equipamentos de ponta, como tomógrafo, dois mamográfo, raio x, nossa média de exames feitos nos últimos dois anos ultrapassa a casa dos 56 mil procedimentos”, destacou.

Consultas – Os investimentos no hospital, após a municipalização dos serviços, também permitiram a ampliação da oferta de consultas eletivas. Em 2015, foram realizadas na unidade 15.217 consultas –  70% a mais que em 2013.

Os atendimentos são em diversas especialidades, como cardiologia, cirurgia geral, ginecologia, mastologia, neurologia, otorrinolaringologia e urologia. Para este ano, a Prefeitura pretende aumentar ainda mais o número de consultas oferecidas no hospital, com a implantação do Pedro I Especialidades.

pedro_IOs atendimentos no Pedro I Especialidades, que vai funcionar no prédio anexo do hospital, serão feitos em parceria com a UniFacisa.  No ambulatório serão realizadas consultas nas especialidades de pneumologia, neurologia, endocrinologia, ortopedia, dermatologia, otorrino e gastroenterologia. Cirurgias simples e até mesmo procedimentos básicos para tratamento de câncer de pele também poderão ser realizados no serviço. A previsão é que os atendimentos comecem na segunda quinzena de fevereiro, com o início das aulas da Faculdade de Ciências Médicas – FCM.

Cirurgias eletivas – As consultas especializadas e os exames de imagem são primordiais para a realização das cirurgias eletivas no Hospital Municipal Pedro I. Como estas cirurgias não têm caráter de urgência e emergência, o paciente precisa passar por diversos exames e consultas pré-operatórios antes de fazer os procedimentos cirúrgicos.  Nos últimos três anos foram quase 6 mil cirurgias eletivas feitas no centro cirúrgico da unidade. Somente no ano passado o hospital realizou 2.334 cirurgias deste tipo.

Microcefalia – Além da realização de cirurgias eletivas e dos procedimentos especializados, a partir de 2015, o Hospital Municipal Pedro I também se tornou serviço de referência para acompanhamento dos casos de microcefalia. Com o surto de casos da doença na região, o prefeito Romero Rodrigues determinou a criação de um ambulatório especializado no hospital para atendimento às gestantes com sintomas de zika vírus ou que já tenham diagnóstico intrauterino confirmado de microcefalia.exames_pedro_I

O ambulatório começou a funcionar em novembro do ano passado e já realizou 278 atendimentos para gestantes. Os bebês que nascem com a doença também são atendidos no serviço, que dispõe de equipe formada por obstetra, neuropediatra, enfermeira, fisioterapeuta e psicóloga.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO