I Encontro Municipal dos Conselhos Escolares discute gestão democrática na escola

encontro_conselho_escolaresReconhecendo a importância da fortalecera gestão democrática nas escolas da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Campina Grande (Seduc) promoveu nesta quinta-feira, 09, no Teatro Severino Cabral, o “I Encontro Municipal dos Conselhos Escolares: Construindo a Gestão Democrática na Escola”. O evento contou com a participação de gestores e presidentes dos conselhos escolares, estes responsáveis por acompanhar a rotina das creches e escolas que integram a rede de ensino.

A abertura do encontro foi realizada pela coordenadora de Educação da Seduc, professora Izabel Veiga, que destacou o papel exercido pelos conselheiros na gestão democrática e no dia a dia das instituições de ensino.

“Nós temos que viver cada vez mais essa gestão democrática, que passa, exatamente, por encontros como esse. É justamente a parceria entre os gestores e os conselheiros que aponta a direção pela qual a escola vai caminhar”, destacou Izabel.

Em seguida, o professor Doutor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Antônio Lisboa Leitão de Souza, proferiu palestra sobre “Gestão Democrática Escolar: Condições da Participação e Autonomia dos Sujeitos nos Processos Institucionais”.

Ele pontuou que o Conselho Escolar é uma das principais ferramentas para concretização da gestão escolar, considerada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) um dos princípios essenciais para o desenvolvimento da Educação no Brasil.

“Se não entendermos a gestão democrática como um conteúdo, necessariamente presente na vida escolar, nós não vamos alcançar o seu sentido e a sua finalidade. Não podemos mais ter a justificativa de que não conseguimos avançar nos processos democráticos na vida institucional escolar porque a legislação não nos permite, pois é justamente o contrário. Temos uma legislação que aponta, define e esclarece o sentido que tem a democracia”, ressaltou. Após a palestra, o evento foi encerrado com um debate entre os presentes.

Gestão democrática na escola – A gestão democrática, prevista em lei e valorizada pela Seduc, pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar (pais, professores, estudantes, técnicos e pessoal de apoio) em todos os aspectos da organização da unidade de ensino. Esta participação incide, diretamente, nas mais diferentes etapas da gestão escolar, que vão desde as atividades de planejamento e avaliação, até as questões de natureza administrativa e burocrática.

É, nesse contexto, que estão inseridos os conselhos escolares. A eles cabe deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola; participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico; acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras; mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da Educação, dentre outras atividades inerentes à rotina escolar.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO