Inclusão digital: cursos do NTM oferecem acesso à informática para diferentes faixas etárias

Com 73 anos e sem oportunidade de se dedicar aos estudos durante a infância e a vida adulta, a aposentada Martinha Silveira não tem acesso ao universo da informática, pouco explora o seu celular, mas está descobrindo um novo mundo na tela do computador, onde aprende a digitar, realizar pesquisas e desenvolver outras atividades básicas.  Ela faz parte de um universo de 200 alunos que são beneficiados pelos cursos de informática oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), vinculado à Secretaria de Educação do Município (Seduc).

Ao todo, foram formadas este semestre 14 turmas, sendo a maior parte delas do curso de informática para a maturidade, que oferece a 77 alunos com mais de 60 anos a oportunidade de entrar em contato com o mundo digital, desconhecido pela maioria dos idosos que procuram o NTM.

“Sou a aluna mais velha da turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e na escola ouvi falar sobre as aulas. Como quero saber usar o celular e gosto de aprender, vim para o curso aproveitar o tempo livre e não perco uma aula”, comentou a aposentada.

Segundo a professora Salete Cordeiro, a maioria dos alunos do curso para maturidade chega ao NTM sem ter nenhum contato com o computador, o que torna mais gratificante o trabalho realizado com as turmas.

“Mais do que trabalhar um ou outro conteúdo, a intenção do curso é oferecer aos alunos momentos de lazer, estimular o raciocínio e proporcionar o mínimo de autonomia para utilização do computador e, por consequência, do celular”, explicou.

Outro curso, oferecido pela primeira vez no NTM este ano, é o de aluno monitor.  Destinado a estudantes do Sistema Municipal de Ensino, o seu objetivo é capacitar os jovens alunos não apenas para o uso do computador, como também para realizar a manutenção desses equipamentos.

“A nossa intenção é que, além de adquirir conhecimentos importantes para o seu dia a dia e o futuro profissional, os alunos possam atuar como monitores nos laboratórios de informática das suas escolas, se transformando em agentes multiplicadores e auxiliando a comunidade escolar”, ressaltou a coordenadora do NTM, Antônia Oliveira.

Ainda segundo a professora Antônia Oliveira, o Núcleo de Tecnologia também oferece esse semestre os cursos de secretário escolar e o de informática básica aberto à comunidade.

“Os nossos cursos atendem a diferentes segmentos e faixas etárias, sempre com o intuito de promover a inclusão digital, fazendo com que a informática possa ser algo presente e útil no dia a dia das pessoas”, acrescentou a coordenadora do NTM, ao informar que em breve novas inscrições serão abertas para os cursos do segundo semestre.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO