Inep adia o início da coleta de dados do Censo Escolar

O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira adiou a primeira etapa da coleta de dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2016, por conta de problemas técnicos. No entanto a data base continua sendo 25 de maio.

O censo vai recolher informações detalhadas sobre as escolas, alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica do país. O preenchimento caberá aos diretores e responsáveis pelas escolas por meio do Educacenso, sistema de coleta de dados via internet do Portal do Inep.

O Censo Escolar, realizado anualmente, sob a coordenação do Inep, é o principal levantamento estatístico-educacional sobre as unidades de ensino públicas e particulares do país, além de professores, alunos e turmas. Os dados contêm informações detalhadas, que colaboram para subsidiar a definição de políticas públicas brasileiras de educação,bem como a distribuição de recursos da União para estados e municípios.

As informações do Censo são usadas ainda para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

De acordo com Rose Leão, Coordenadora do Censo Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande, esclarece que esse adiamento não vai prejudicar nenhuma escola, e que o Inep informar aos gestores quando acontecerá a abertura do sistema para o início da coleta de dados.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO