Instrutor do Programa “Capacitar Campina” ministrará curso de Kirigami no estado do Maranhão

Marconi_Coutinho_logomarca_KirigamiO designer e instrutor do Programa “Capacitar Campina”, Marconi Coutinho, ministrará no período de 19 até 23 de outubro próximo, no município de Balsas, interior do estado do Maranhão, o curso de Kirigami, arte de cortar papel para criar formas tridimensionais, representando determinados seres ou objetos. Marconi repassará aos maranhenses as técnicas de modelagem em papel que poderão ser utilizadas nos segmentos tecnológico, da indústria, publicidade e no empreendedorismo.

Entre as peças que poderão ser produzidas estão as maquetes de edifícios, áreas e prédios públicos, veículos e construções em geral. O curso será realizado no Sebrae de Balsas e poderão se inscrever pessoas da comunidade que tenham conhecimento em artes e pretendam melhorar suas rendas por meio dessa técnica.

De acordo com a coordenadora do programa “Capacitar Campina”, Marcela Borges, a realização desse curso no Maranhão é resultado da parceria entre a Prefeitura de Campina Grande, Fundação CDL de Campina Grande (Câmara de Dirigentes Lojistas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Balsas (MA). “No final do último mês de agosto recebemos Márcia Garcia, consultora da CDL de Balsas e diretora regional da Secretaria de Indústria e Comércio de Balsas, que esteve em Campina Grande para conhecer o programa. Na ocasião, apresentamos a técnica do Kirigami para produção de convites, maquetes e logomarcas. Houve o interesse e agora nosso instrutor ministrará o curso na cidade de Balsas”, explicou.

Marconi fez a logomarca do Programa Capacitar usando a técnica do Kirigami. A logomarca foi entregue às autoridades na aula inaugural, que ocorreu na Fundação CDL CG. Depois, ele trabalhou a logomarca com turmas no Clube de Mães Ruth Andrade Lima (Catolé de Boa Vista) e Clube de Mães Severina Francisca (Catolé de Zé Ferreira). Atualmente, Marconi é instrutor de artesanato na zona rural de Campina Grande, onde ministra aulas para duas turmas com aproximadamente 40 alunos.

O Programa “Capacitar Campina” é destinado a oferecer qualificação para pessoas de baixa renda que pretendem ser reintegradas ao mercado de trabalho. Uma das vantagens do programa é que os participantes podem fazer os cursos em suas próprias comunidades. Nesta primeira etapa estão sendo oferecidas mil vagas, distribuídas em 13 cursos, beneficiando pessoas vinculadas a 51 instituições (clubes de mães, associações comunitárias e escolas da rede municipal).

Durante a capacitação (com duração estimada em três meses), os participantes receberão uma bolsa-auxílio mensal, no valor de R$ 80,00. Nesta quinta-feira, 10, completa o primeiro mês de aulas. Ao término do curso haverá o encaminhamento para o mercado do trabalho ou orientação para abertura de um negócio próprio. Entre os cursos oferecidos estão de cuidador de idosos, padeiro, maquiador e design de sobrancelhas, manicure e pedicure, vendedor interno e externo, auxiliar administrativo, cozinheira auxiliar, costureiro, costureiro industrial, cabeleireiro assistente e artesanato e tecnologia (dividido em técnica de tecidos, técnicas em kirigami e decoupagem em madeira, vidros e latas).

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO