Isea realiza quase 6 mil partos em 2014

isea_MaternidadeReferência em gestação de alto risco para dezenas de municípios paraibanos, o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea realiza uma média de 500 partos mensalmente. Somente no ano de 2014, foram 5.853 procedimentos, sendo 2.026 partos (34,6%) realizados em mulheres residentes de Campina Grande e 3.827 (65,4) em pacientes de outras 152 cidades da Paraíba. Para atender a demanda, a Prefeitura vem adotando medidas para otimizar o fluxo de  atendimentos no serviço, que está sendo ampliado.

De acordo com os dados da direção do Isea, 58% dos partos realizados na maternidade no ano passado foram normais e o índice de cesarianas ficou em 42%. “O hospital tem uma política de estímulo ao parto normal, através de estratégias como o Projeto de Parto Humanizado e a realização de cursos para doulas – que são voluntárias treinadas para ajudar e dar apoio às gestantes nos partos humanizados”, explicou a diretora geral da maternidade, Marta Albuquerque.

Ainda segundo a médica, nos últimos dois anos, o Isea vem passando por mudanças significativas na sua estrutura, inclusive com criação de 39 leitos. Em 2013, a maternidade ganhou a Casa da Gestante, dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, e uma nova enfermaria. No ano passado, foi inaugurada a UTI Obstétrica no serviço, a primeira da Paraíba especializada no atendimento às parturientes. O hospital também passou a contar com novo aparelho de ultrassonografia de alta resolução especializado para realizar exames em gestantes.

“A UTI Obstétrica era uma demanda antiga do Isea. Antes, a paciente em estado grave era transferida de ambulância para outras unidades hospitalares da cidade. Hoje, o tempo de resposta é menor e conseguimos evitar o risco de complicações que podiam ser causadas durante as transferências. É importante destacar que, além de todos os investimentos, a qualificação da equipe também foi determinante para melhorarmos nosso atendimento”, avaliou a diretora.

No final do ano passado, a Prefeitura iniciou uma série de obras de reforma e ampliação na maternidade, que irá contar com uma nova UTI Neonatal, Centro do Parto Normal e a sede própria da Casa da Gestante, que hoje funciona em imóvel alugado próximo ao hospital. O Banco de Leite Humano também passará por reforma e a recepção terá uma nova formatação, com espaço para acolhimento com classificação de risco, enfermaria, salas para curativos e pequenos procedimentos.

Serviços – O Isea também oferece serviços ambulatoriais em cardiologia neonatal, disponibiliza vacinas e realiza os testes do pezinho, linguinha, olhinho e orelhinha, além do pré-natal de alto risco. No local ainda é oferecido todo suporte para o planejamento familiar e controle da obesidade.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO