“Leitura e Escrita” é tema de formação com os técnicos da rede municipal de ensino

formacao_leitura_escritaA Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande promoveu nesta quinta-feira, 17, no auditório do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) a primeira formação específica com os técnicos da rede municipal de ensino, nos turnos da manhã, tarde e noite. A formação teve como tema “Leitura e Escrita” e foi ministrada pela professora Ana Lúcia de Souza Silva.

A equipe de técnicos da rede municipal de ensino é forma por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos (orientadores e supervisores). A garantia dos direitos das crianças, jovens e adultos, no contexto escolar, passam essencialmente pela efetiva preocupação com o ensino e a aprendizagem de qualidade.

Durante a formação, a professora Ana Lúcia destacou que, para pensar em resultados qualitativos de aprendizagem é necessário considerar que essa não é uma ação exclusiva dos professores, uma vez que, por muito tempo, esses foram considerados como os responsáveis. “A sociedade foi percebendo que o profissional da sala de aula necessita conhecer o sujeito da aprendizagem, o objeto de conhecimento, a metodologia e as estratégias próprias para garantir um ensino e aprendizagem de qualidade”, ressaltou.

Além da necessidade de uma formação adequada (inicial e continuada), o técnico também necessita do apoio institucional (Escola e Seduc). Segundo  a professora, é preciso romper com o isolamento que, em muitos casos, o profissional da sala de aula é submetido ou submete-se, e evitar responsabilizá-lo por resultados negativos de maneira isolada, como se fosse o único responsável pelo ensino e a aprendizagem dos educandos ou por não alcançar os objetivos educacionais almejados.

Para o acompanhamento dos educandos a equipe pedagógica preparou uma planilha para coleta e consolidação de dados. Esse documento servirá ainda para o registro dos resultados de avaliações diagnósticas que deverão ser realizadas ao término de cada bimestre.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO