Livros sobre a Feira Central são lançados com patrocínio da PMCG

lancamento_livro_feiraEm um clima bastante poético, sob a beleza da arquitetura do Museu dos Três Pandeiros e sobre o brilho das águas do Açude Velho, rejuvenescido pela iluminação natalina, foram lançados na noite desta quarta-feira (18) dois livros sobre a Feira Central, um importante patrimônio histórico e cultural de Campina Grande.

Com patrocínio da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), produzidas pelo fotógrafo Roberto Coura, as obras “A Feira de Campina Grande 1978” e “Cores da Feira 2014” retratam dois momentos da feira, revelando mudanças que traduzem o desenvolvimento da Rainha da Borborema.

“A feira de Campina Grande 1978” foi lançado originalmente em 2007 e ganha agora uma reedição, revisada e redesenhada. O livro é um ensaio fotográfico realizado e premiado em 1978, todo em preto e branco, da feira livre campinense, reduto tradicional de comerciantes, vendedores ambulantes, cantadores, poetas e demais figuras populares. Já “Cores da Feira”, como o próprio nome indica, é todo produzido com fotos coloridas feitas neste ano de 2014.

Estiveram presentes ao evento o vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho; o secretário de Planejamento, Márcio Caniello, que escreveu as apresentações dos livros; o reitor da UEPB, Rangel Júnior; o vereador Miguel da Construção; e o poeta Jessier Quirino, que fez os presentes se divertirem e se encantarem com os causos sobre os costumes encontrados na feira.

No seu discurso, Caniello ressaltou o momento que envolve o lançamento dos livros. “É importante ressaltarmos que, devido ao engajamento do prefeito Romero Rodrigues, já iniciamos as obras de requalificação da Feira Central. Esses trabalhos do Roberto Coura são importantes para preservarmos a memória deste que é um verdadeiro patrimônio cultural, social, econômico, histórico e turístico de Campina Grande. É uma alegria imensa dar essa contribuição para a cultura campinense”, destacou o secretário.

Já o vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho ressaltou a ênfase que a atual gestão dá à preservação da história da cidade. “Nossa administração trabalha para que as pessoas conheçam o passado de Campina, para assim entender o que acontece hoje. Inauguramos recentemente a estátua em homenagem a João Carga D´Água, personagem da revolta de Quebra Quilos, e agora contribuímos para que o Roberto Coura pudesse lançar esses livros. Continuaremos fortemente com esse trabalho de preservação da memória da Rainha da Borborema”, salientou.

O autor dos ensaios, Roberto Coura, fez questão de agradecer o apoio da PMCG na produção e no lançamento dos livros. “A PMCG, através do prefeito Romero e do secretário Caniello, foi essencial para que eu pudesse realizar esse trabalho e mostrar as cores e os contrastes de um ambiente tão peculiar. Fico muito grato pelo suporte oferecido. Além disso, já estou documentando a obra de revitalização para poder, assim, lançar mais um livro, fechando a trilogia sobre a Feira Central”, explicou o fotógrafo.

Com o encerramento dos discursos, Roberto Coura autografou os exemplares dos livros para os presentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO