Mais de mil pessoas assistem ao desfile cívico de São José da Mata

desfile_7_setembro_sao_jose_mataMais de 600 pessoas participaram do desfile cívico na tarde deste domingo, 13, no distrito de São José da Mata, em Campina Grande. Um grande público acompanhou o evento que marca o dia 7 de setembro, data da Independência do país. Foram mais de 1 mil espectadores, de acordo com a estimativa da organização.

O prefeito Romero Rodrigues esteve no distrito do início do desfile até o fim das comemorações. A Filarmônica Epitácio Pessoa abriu a programação, seguida pela apresentação das bandeiras, o Exército Brasileiro, a Banda do 2º Batalhão da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. As Fanfarras, Bandas Marciais, Escolas e outras instituições filantrópicas e religiosas passaram em seguida pela Rua Benício Fernandes, no Centro do distrito. Organizações de outros bairros e até de outras cidades também participaram. Foram 22 entidades, no total.

As pessoas que acompanhavam a marcha nos olhos e palmas fizeram questão de ressaltar a organização do evento. Este ano a prefeitura montou um grande palanque bem decorado e protegeu o espaço do desfile com alambrado, despoluindo o lugar por onde os grupos passavam. Maria de Lourdes Agostinho veio de João Pessoa para assistir ao espetáculo do patriotismo. “Eu venho todos os anos e sem dúvidas este foi o ano mais bonito”, disse.

Desfile Civíco da independencia São José da Mata 13/09/2015

Os moradores da localidade se emocionaram com uma das últimas apresentações, a da Banda Marcial Maria Araújo Lima. A banda foi criada em homenagem a uma grande benfeitora social local, que morreu neste ano e que comandava outra banda. A antiga banda foi encerrada por causa do declínio nos últimos anos do desfile no distrito, mas em função da retomada das atividades por parte do Poder Público, os seguidores de Maria Araújo Lima reativaram o grupo.

Desfile Civíco da independencia São José da Mata 13/09/2015

As escolas municipais do distrito Maria Salomé e São Clemente e a Creche Karine da Silva levaram a diversidade cultural que é trabalhada em sala de aula para a rua. Os estudantes mostraram a importância da tolerância religiosa, a multiplicidade de culturas, a questão de gênero e raça e a valorização do povo afro-descendente.

Desfile Civíco da independencia São José da Mata 13/09/2015

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, STTP, organizou o trânsito local para que a passagem das bandas, escolas e forças da segurança pública fosse feita sem problemas. Quatro viaturas e 15 homens participaram do trabalho e a Secretaria Municipal de Saúde enviou ambulâncias para dar apoio e prestar qualquer socorro médico necessário.

Desfile Civíco da independencia São José da Mata 13/09/2015

No próximo domingo, 20, às 8h será a vez de Catolé de Boa Vista. Aliás, será a primeira vez do distrito. “Decidimos ampliar a programação desta festa também para os distritos, assim como temos feito em todos os setores da administração da cidade. As pessoas gostam de participar e se sentem realizadas, por isso, em respeito a elas, estendemos o desfile para toda a cidade. Assim, o nosso 7 de setembro dura na verdade três semanas”, disse o Prefeito Romero Rodrigues. O desfile já tinha acontecido na Avenida Floriano Peixoto e no distrito de Galante.

Desfile Civíco da independencia São José da Mata 13/09/2015

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO