Mais de mil pessoas participam da Caminhada do “Outubro Rosa”

caminhadarosaA edição em Campina Grande da caminhada nacional da campanha “Outubro Rosa” foi realizada na manhã deste sábado, 25, e levou mais de mil pessoas ao Centro da cidade, de acordo com estimativa da coordenação do evento. A caminhada chama a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama e é realizada em várias cidades do país.

Os participantes saíram em caminhada do Parque do Povo até a Catedral na Avenida Floriano Peixoto usando camisas de cor rosa, formando uma onda rosa no meio do Centro em dia de comércio e feira. “A intenção era atingir o máximo de pessoas chamando a atenção para a necessidade de prevenir-se, e deu certo, porque várias mulheres foram chegando e aumentando o movimento”, disse a coordenadora de eventos da Secretaria de Saúde do Município, Graça Duarte.

Na caminhada, um trio elétrico levou atividades físicas, aulas aeróbicas e dança através do programa “Mexe, Campina” e o “Ônibus Rosa”, que leva serviço itinerante de exames, conduziu os pedestres até a Catedral. Após a parada, todas tiveram café da manhã, serviços de beleza, exames de toque de mama, marcação de 150 mamografias e atualização do cartão SUS.

Além da Prefeitura, a caminhada teve vários parceiros, todos empenhados em baixar as estatísticas do câncer na cidade, que de janeiro a agosto de 2014 registraram as mortes de 22 mulheres. “Nós sabemos que entre cada 100 mulheres no mundo, 9 terão a doença, por isso a necessidade de apoiarmos e buscarmos conscientizar a sociedade quanto ao perigo do câncer de mama”, disse o médico radiologista Luciano Wanderley.

Joelma do Nascimento descobriu a doença no início por causa do exame e participou da caminhada. “Não foi fácil, mas precisamos enfrentar esta doença com garra e graças aos médicos e ao meu otimismo eu estou aqui”, disse.

A campanha segue nesta segunda-feira com “Dia Rosa” de palestra e mutirão de exames nas Unidades Básicas e Centros de Saúde. Na quinta-feira à noite, a programação será encerrada com o “Sarau Rosa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO