No Dia Mundial da Água, alunos do Sistema Municipal participam de atividades na sede do INSA

Assunto recorrente no cotidiano escolar, a gestão e a preservação de recursos hídricos foram tema de uma aula de campo especial proporcionada pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA), para alunos do Sistema Municipal de Ensino. A programação faz parte das atividades em alusão ao Dia Mundial da Água, lembrado nesta quinta-feira (22).

Durante a visita, os alunos conheceram alguns dos projetos do Instituto, que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e atua desenvolvendo pesquisas com foco no Semiárido brasileiro. Entre eles, uma estação para captação de água de chuva, métodos alternativos para o tratamento de água com recursos da Caatinga, além de outras pesquisas e projetos voltados para o uso racional da água.

“A intenção desse evento é sensibilizar a comunidade sobre a importância da água. Quanto menor a criança, mais capacidade ela tem de aprender e difundir esse aprendizado”, destacou a pesquisadora da área de popularização da Ciência do INSA, Jaqueline Oliveira.

Para os alunos, que também conheceram outros aspectos que envolvem o trabalho do INSA, o momento foi importante para conhecer na prática um tema que já faz parte de projetos e atividades desenvolvidos em sala de aula. “Eu aprendi que há várias maneiras de tratar a água e que ela passa por um processo de tratamento com várias etapas antes de chegar à nossa torneira”, comentou Luiz Carlos, aluno do 6º ano da Escola Municipal Padre Antonino.

Já a professora Monalisa Figueiredo destacou que a visita é uma oportunidade para complementar e enriquecer o trabalho realizado pela equipe da escola. “Nós já trabalhamos com essa temática na escola, abordando não apenas a questão da água, mas a educação ambiental como um todo. Justamente por isso, essa visita é tão importante para os nossos alunos como forma de aprender mais sobre esse tema, que é tão importante para a nossa região”, pontuou.

Além dos alunos da Padre Antonino, também vão participar da programação durante a tarde os estudantes das escolas municipais Almirante Tamandaré e Antônio Telha.

Fonte: Codecom

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO