OIT virá ao Maior São João do Mundo para conhecer ação intersetorial realizada pela Semas

semas_oitA Secretaria de Assistência Social (Semas) realizou nesta quarta feira, 01, na Vila do Artesão, localizada, no bairro de São José, em Campina Grande, a capacitação para as equipes técnicas que irão participar da ação intersetorial de proteção à criança e ao adolescente, durante o período d’O Maior São João do Mundo.

As ações são de enfrentamento ao trabalho infantil e à exploração sexual e a venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos pelos barraqueiros e comerciantes no Parque do Povo.

De acordo com o Ministério Publico do Trabalho da Paraíba, mesmo com a redução em quase 60% dos casos de exploração do trabalho infantil no ano de 2015, é necessária uma constante vigilância para que crianças e adolescentes não tenham os seus direitos violados durante o evento.

Tendo em vista o acréscimo do fluxo de famílias que vem para Campina Grande com o objetivo de complementar a renda familiar, as ações são continuas.

Durante os 30 dias de festa as equipes vão fazer a campanha educativa, realizando adesivagem e entrega de panfletos nos principais semáforos da cidade, informando a população sobre a campanha “O Trabalho Infantil Não Dignifica Ninguém”, além das equipes que farão a busca ativa e abordagem desses jovens no interior e em torno da festa.

A Secretaria Municipal de Educação ficará com o acolhimento desses jovens na sala pedagógica instalada no Centro Cultural Lourdes Ramalho, e o Conselho Tutelar vai fazer o atendimento direto da ação, enquanto a Secretaria de Saúde ficará com o atendimento emergencial, caso a criança ou adolescente esteja sob o uso de substancia psicoativa.

Esse é o terceiro ano que a Secretaria de Assistência Social realiza essa ação intersetorial em parceria com o Ministério Publico do Trabalho.

Em 2014, 486 casos de crianças e adolescentes foram identificados como de trabalho infantil ou exploração sexual. Em 2015 houve uma redução nesse número para 204 casos, sendo 58,02% de reincidência.

No dia 12 de Maio, durante uma reunião do PETI na cidade de João Pessoa, onde foi apresentado as ações estratégicas do PETI de Campina Grande, foi mostrado a ação intersetorial realizado durante O Maior São João do Mundo.

Representantes da Organização Internacional do Trabalho – OIT, que é agencia das Nações Unidas e que tem como missão promover a oportunidade de homens e mulheres terem acesso ao trabalho decente, dispuseram-se a conhecer de perto a ação desenvolvida no Parque do Povo.

“A OIT está sempre presente em megaeventos do país como o Sírio de Nazaré e o Carnaval de Salvador. A organização se prontificou de conhecer o São João de Campina Grande e também a ação intersetorial. Eles estarão  conosco para ver toda a dinâmica da ação”, destacou Ronaldo Rodrigues, diretor da Rede Especializada da Semas.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO