“Ônibus Rosa” encerra atendimentos após um mês e 20 pontos visitados

onibusrosa2Mesmo durante a campanha “Novembro Azul”, para cuidados com a saúde do homem, a caravana da prevenção do “Outubro Rosa” da Secretaria de Saúde de Campina Grande prestou durante as duas primeiras semanas do mês vários atendimentos na cidade e encerrou esta semana o trabalho de circulação pelas comunidades. O “Ônibus Rosa”, como foi batizado pelos próprios moradores dos locais por onde passou, realizou, entre 15 de outubro e 13 de novembro, visitas a 20 pontos diferentes.

O último local contemplado foi a Vila dos Teimosos, em Bodocongó, mas o veículo passou também pelo Jardim Vitória, Sandra Cavalcanti, estacionamento de mercados e da Catedral e até um assentamento na zona rural do distrito de São José da Mata, além de outras localidades.

Em um mês, foram realizados 229 exames citológicos, de rastreamento do câncer de colo de útero, e foram marcadas 65 mamografias para as mulheres. Além disso, também aconteceram palestras de orientação e conscientização para a prevenção ao câncer de mama e serviços como aferição de glicemia e pressão arterial. O veículo contava com uma equipe multiprofissional.

“A ideia foi inovadora e ajudou a atender em locais que foram criados recentemente ou mais distantes. Foi um sucesso e devemos repetir em 2015, como também devemos usar a ideia em outras ações”, disse a secretária de Saúde municipal, Lúcia Derks.

Em toda a campanha, foram feitas mais de 2 mil mamografias e mais de 1,6 mil ultrassonografias mamárias, superando a meta inicial. Em 2013, primeiro ano do “Outubro Rosa”, 1,3 mil mamografias foram realizadas, ou seja, houve um aumento de mais de 50% no número de exames entre a primeira e a segunda edição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO