Orquestra Filarmônica dos Estados Unidos se apresenta nesta terça-feira no Parque do Povo

filarmonica_eua_sj_2016A Orquestra Filarmônica Luther Collage Jazz, da cidade de Iowa, nos Estados Unidos se apresentará no Palco Principal do Parque do Povo, a partir das 21h desta terça-feira, 07. A proposta é criar, dentro d’O Maior São João do Mundo, um espaço para outras manifestações musicais que abordem o forró sobre outra perspectiva.

A Filarmônica Norte Americana está realizando uma turnê pelo Brasil e fará, em Campina Grande, sua primeira apresentação da região Nordeste. Nesta noite serão apresentando aos campinenses o Forró Jazz Sinfônico, que decantará os principais estilos regionais, como o Xaxado, Baião e o Xote em ritmo erudito.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do coordenador d’O Maior São João do Mundo, Temi Cabral, abraçou a ideia, que representa um fato inédito em relação às demais comemorações juninas da região, e internacionaliza os festejos de Campina Grande. “A Prefeitura Municipal abriu as portas para essa nova proposta musical e deve continuar realizando, nas próximas edições do São João de Campina, esse projeto do Forró Jazz Sinfônico”, disse Vladimir Silva, diretor artístico do projeto.

A Filarmônica Luther Collage Jazz, que pertence à Universidade do Centro Oeste dos Estados Unidos, é regida pelo maestro Tony Gusman e conta com 22 integrantes. Hoje eles fizeram um ensaio no Departamento de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para a apresentação na cidade.

O repertório desta noite contemplará canções de Jackson do Pandeiro e dos Tropeiros da Borborema, dentro do estilo Jazz. “A música nordestina é muito boa e contagiante. Estamos gratos pelo convite da coordenação do evento para que nos apresentemos”, disse Tony Gusman.

De acordo com Vladimir Silva, diretor artístico do Projeto Forró Jazz Sinfônico, essa apresentação no Parque do Povo é uma introdução para o Festival Internacional de Música, que será realizado em julho, no Teatro Municipal Severino Cabral. “O objetivo é mostrar que Campina Grande possui O Maior São João do Mundo, mas que também inclui a música de concerto, com instrumentos sinfônicos e o estilo do Jazz, montando uma conexão entre os vários eventos de música que são realizados na Rainha da Borborema”, disse Vladimir Silva.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO