Palestras, oficinas e exposições marcam primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologi

semana_nacional_ciencia_tecnologiaFoi iniciada na manhã desta terça-feira, 25, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal da Paraíba, sede Campina Grande, que acontece em parceria com a Prefeitura Municipal, Senai, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Facisa. Serão apresentadas oficinas, palestras e minicursos voltados ao tema “A Ciência Alimentando o Brasil”, além de eventos paralelos como a II semana de Telemática, curso oferecido pelo IFPB e o Robogame, organizado pela Secretaria Mmunicipal de Ciência e Tecnologia.

O evento foi aberto oficialmente pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cassiano Pascoal, que na ocasião representou o prefeito Romero Rodrigues. Na oportunidade, Cassiano comemorou a parceria e a oportunidade de mostrar para a comunidade o trabalho desenvolvido na secretaria.

“A Semana Nacional é um dos maiores fomentadores da educação científica no país. Em um evento como este podemos aproveitar projetos que podem ser usados no Brasil inteiro. Quanto mais pudermos investir na educação científica, maior será o retorno para a sociedade”, disse Cassiano.

Após a abertura, a coordenadora de Tecnologia Limpa da Secretaria, Elisa Custódio, proferiu uma palestra sobre Permacultura e a importância da utilização de materiais alternativos com conceito de sustentabilidade, projeto que já é desenvolvido na Secretaria de Ciência e Tecnologia.

A programação segue no período da tarde com minicursos e oficinas, apresentações culturais e o Robogame – evento dividido em competições entre robôs virtuais (I Robocode), o Board Game que são jogos de tabuleiros modernos e o II encontro de Robótica, que promoverá disputas e desafios de programação de robôs entre escolas. O robogame promete ser a grande surpresa da semana nacional e já conta com 120 inscritos.

O professor de informática do instituto, Bruno Brito, destacou o evento como uma oportunidade de mostrar à comunidade o trabalho de tecnologia desenvolvido no IFPB. “Acho muito importante este evento. Campina Grande é conhecida como cidade pólo tecnológico, mas muita gente não conhece o que é feito aqui. É uma oportunidade das instituições mostrarem seus trabalhos e uma porta aberta para a população”, afirmou.

Vandemberg Lima, diretor de ensino do IFPB, também frisou a importância da Semana e da parceria com a Prefeitura Municipal e demais órgãos que compõem o evento: “Estamos com uma política de sair dos muros. Por isso queremos fazer essas parcerias com o poder público”, apontou. A Semana segue com sua programação nesta quarta-feira, dia 26, com as competições do Robogame.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO