PlanMob é destaque nacional em Revista especializada

plano_mobilidade_STTPO Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande – PlanMob, concluído no último mês de abril, é destaque nacional na mais recente edição da Revista Embarq – Brasil, da WRI (World Resources Institute), uma instituição internacional de pesquisa, que transforma grandes ideias em ações que integram meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano.

A informação foi repassada por Nívea Oppermann Peixoto, Diretora de Desenvolvimento Urbano do World Resources Institute (Revista Embarq – Brasil), em correspondência enviada à coordenadora do PlanMob de Campina Grande, engenheira Valéria Barros. “Esperamos que seus bons exemplos sirvam de inspiração para as demais cidades brasileiras que farão seus planos. Agradecemos a colaboração dos gestores e técnicos envolvidos em nos auxiliar nessa publicação”, disse a diretora.

Para qualificar o processo de elaboração e estimular a consolidação do planejamento da mobilidade no Brasil, o WRI Brasil | EMBARQ Brasil desenvolveu  a cartilha “Sete Passos – Como construir um plano de mobilidade urbana”, uma vez que, desde abril de 2015, mais de 3.000 municípios precisam ter planos de mobilidade urbana para receber investimentos do governo federal voltados a projetos no setor.

A publicação reúne sete boas práticas encontradas em cidades/região, onde se incluem os seus municípios. São administrações que realizaram seus planos de mobilidade urbana conforme as recomendações da metodologia quanto à realização dos passos e atividades, ainda que nem todas estas cidades tenham sido orientadas pela EMBARQ Brasil.

Apenas 6% das cidades brasileiras concluíram o Plano de Mobilidade Urbana e Campina Grande é uma delas. Das 26 capitais do país, apenas nove conseguiram cumprir. A publicação vai ajudar esses municípios que não concluíram ou ainda não começaram seus Planos, apontando um conjunto de atividades e orientações para incorporar requisitos essenciais estabelecidos pela Política Nacional de Mobilidade (Lei 12. 587/12) ao plano da cidade.

“Estamos felizes pelo reconhecimento nacional ao trabalho de toda uma equipe da Prefeitura, capitaneada pelo prefeito Romero Rodrigues. E, ver publicado nacionalmente o Plano de Mobilidade, como exemplo de boas práticas, é realmente saber que fizemos o nosso papel”, disse Valéria Barros, coordenadora do PlanMob de Campina Grande.

Lançada no dia 1º de setembro a publicação Sete Passos – Como construir um Plano de Mobilidade Urbana, é resultado do desenvolvimento de um trabalho em equipe, da SeMob – do Ministério das Cidades, para auxiliar as cidades a qualificar os resultados esperados em atendimento à Lei N 12.587/12.

O WRI Brasil | EMBARQ Brasil auxilia governos e empresas no desenvolvimento e implantação de soluções sustentáveis para os problemas de mobilidade e desenvolvimento urbano nas cidades brasileiras. E, no quinto passo da publicação, que trata da verificação da qualidade, da audiência pública final e da instituição final do Plano, Campina Grande é destaque no relato de Boas Práticas. A revista faz menção, principalmente, à designação, pelo prefeito Romero Rodrigues, de uma coordenação técnica para os trabalhos. “…posteriormente, foi criado um grupo de trabalho, formado por funcionários de diversos órgãos da Prefeitura e técnicos com experiência na área dos transportes, externos ao quadro municipal”, cita a Revista.

A publicação também mencionou a importância da realização das reuniões com a sociedade, desenvolvido pela equipe técnica do PlanMob de Campina Grande, contribuindo para a verificação da qualidade do documento ao considerar múltiplas perspectivas e propor uma visão transversal e multidisciplinar da mobilidade urbana.

A apreciação final pela sociedade e pelos atores envolvidos, através das audiências públicas;  a institucionalização do Plano, que transformou-se em Lei, após votação pela Câmara de Vereadores; além do relatório executivo com a verificação da qualidade, gerou a Campina Grande o reconhecimento nacional da excelência no seu Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

A publicação está disponível, em meio digital, no link:http://embarqbrasil.org/research/publication/sete-passos-como-construir-um-plano-de-mobilidade-urbana.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO