PlanMob, Goog trânsit, e Licitação de Linhas de ônibus são destaques da atuação da STTP em 2015

Romulo_felix_neto_kassabO Superintendente da STTP, Félix Araújo Neto, avaliou como positivo as ações da autarquia de trânsito durante o ano de 2015, destacando dentre outros a entrega, em tempo hábil, do PlanMob – Plano de Mobilidade Urbana, tornando Campina Grande uma das poucas cidades no país a estar apta para receber recursos do Governo Federal, inclusive sendo destaque nacional na publicação Sete Passos, Como construir um Plano de Mobilidade Urbana, da Revista Embarq – Brasil, da WRI (World Resources Institute), uma instituição internacional de pesquisa que transforma grandes ideias em ações que integram meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano.

Para o dirigente, 2015 foi um ano de grandes desafios mas a STTP reafirmou suas características essenciais, atuando de maneira forte e produtiva na Mobilidade Urbana, respondendo às demandas que a sociedade almeja. “Nossas equipes trabalharam intensamente para manter o ritmo das ações e, apesar da crise, conseguimos realizar muitos projetos de trânsito e transportes, beneficiando a população Campinense”, disse Félix.

No setor de transportes por exemplo, o Superintendente destacou a conclusão do processo de Licitação das Linhas de Transporte Público de Passageiros, com a assinatura dos contratos de concessão, e mudanças de itinerários nas linhas de ônibus, com redistribuição da frota na Zona Oeste. Também foi concluído a implantação de GPS em toda a frota de ônibus, atendendo a uma das exigências da Licitação.

Tecnologia a serviço o transporte público –  Já no setor de tecnologia de informação os usuários da STTP estão tendo a oportunidade de acessar e conhecer projetos digitais como o sistema de informação ao passageiro do transporte público por ônibus, baseado em GIS, é o chamado de CIOM COLLECTOR (www.ciomcg.com.br).

A STTP em conjunto com o departamento de Computação da UFCG, numa cooperação de esforços e trabalhos técnicos, conseguiram que a Prefeitura de Campina Grande, atendesse todos os pré-requisitos e ser selecionada como instituição parceira do Google trânsit. No Google Maps é uma ferramenta de planejamento para transporte público que combina os dados mais recentes da STTP com o alcance do Google Maps. Ele integra paradas, trajetos, grades de horários e informações sobre tarifas de transporte público para facilitar e agilizar o planejamento de viagens.

Já o projeto do Semáforo Inteligente, desenvolvido no laboratório tecnológico da STTP, mostra que é um equipamento que funciona por um laço indutivo onde através de um controlador é capaz de identificar, se num determinado cruzamento existe ou não a presença de veículo para deixar a preferência de passagem para o da via principal, e só entrar em funcionamento quando identificar veículos nas ruas transversais.

Intervenções no trânsito –  2015 também foi um ano de intervenções no trânsito para facilitar a mobilidade, com destaque para a execução do projeto de engenharia de tráfego do núcleo central, compreendendo as Ruas Afonso Campos/Peregrino de Carvalho (trecho Rua Afonso Campos com Av. Floriano Peixoto), reduzindo os congestionamentos presentes em horários críticos e melhorando as travessias de pedestres, e assim, humanizando o centro da cidade. Já na Rua Vila Nova da Rainha, a quantidade de vagas para carga e descarga foi ampliada para facilitar o movimento de caminhões que abastecem os supermercados instalados na região.

Outra mudança aconteceu na Rua Irineu Joffily, onde o estacionamento do lado esquerdo não é mais permitido e após a ‘Praça Coronel Antônio Pessoa’, na Rua Miguel Couto, não será mais permitido estacionar. E recentemente, no último projeto executado em 2015, a STTP alterou a circulação de veículos na Av. Almirante Barroso, com a abertura de canteiro, no trecho com a Rua Josefh Thoma, no bairro do Cruzeiro. No cruzamento foi colocado um grupo de semáforos, que permite o acesso de veículos com destino a Rua Aprígio Nepomuceno, no sentido centro-bairro, e também os veículos advindos da Rua Costa e Silva, no sentido Centenário/Jardim Paulistano, sem a necessidade de utilizar a rotatória da Avenida JK, desafogando o fluxo de veículos naquela área.

Sinalização Horizontal e Vertical – A STTP revitalizou a sinalização horizontal nas vias de maior fluxo de veículos e de pedestres, na área central e nos principais trechos de vários bairros da cidade. Mais de 25.000m² de pinturas foram executados, num trabalho de implantação e revitalização de sinalização para garantir a segurança do cidadão, e melhor fluidez do tráfego. Faixas de pedestres, pinturas de eixo e de bordo, retenção, yellow box, e de canalização, além de placas de regulamentação foram serviços executados, também acompanhados da implantação de novos redutores de velocidade.

70% de Semáforos com Led – Campina Grande conta hoje com mais de setenta por cento dos semáforos com lâmpadas de Led, num trabalho realizado em mais de sessenta e oito cruzamentos semaforizados por toda a cidade, representando significativa economia, e racionalizando o uso de energia elétrica, além de otimizar os gastos com manutenção, devido a durabilidade dos equipamentos instalados.

Educação de Trânsito –  Por meio da divisão de educação de trânsito da STTP, mais de 20 (vinte) projetos educativos e informativos de trânsito foram realizados durante 2015, destacando-se a campanha “Maio Amarelo”, um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes que visa chamar a atenção para que a população exerça todos os papéis no trânsito, de forma responsável e com o mais alto respeito à todas as formas de vida.

Também foi realizado o projeto da Olimpíada de Educação de Trânsito, que em em sua terceira edição, teve a participação de 24 escolas da rede municipal de ensino, onde os alunos participaram de provas práticas, com perguntas e respostas de conhecimentos gerais, além da apresentação das maquetes com situações de trânsito. Na segunda fase da Olimpíada, conseguir o maior número de doadores de sangue, tipo O negativo, foi uma das provas das 12 equipes classificadas. Durante dois dias, cerca de 160 pessoas se dirigiram ao Hemocentro para fazer a doação de sangue.

A proposta da Olimpíada é incentivar os alunos do Ensino Fundamental a desenvolver e executar tarefas relacionadas à Educação de Trânsito. Ações educativas foram desenvolvidas de forma contínua no primeiro semestre, envolvendo 2.880 alunos. Os resultados de seus trabalhos foram aplicados com 960 alunos e 48 professores, competindo nas atividades também durante a Semana Nacional de Trânsito, com a prova prática de ações nas faixas de pedestres, na área central da cidade.

Parceria com o Ministério das Cidades: Félix Neto também esteve por duas vezes em Brasília, DF, tratando de assuntos relacionados aos projetos de mobilidade urbana da cidade, participando de audiências com o Ministro das cidades, Gilberto Kassab, e com o presidente do Departamento Nacional de Trânsito, DENATRAN, Alberto Angerami, cujo objetivo foi entregar o projeto especifico da sinalização do centro da cidade, e dos binários de Campina Grande. Os projetos foram apresentados tecnicamente pelo Prefeito Romero Rodrigues, que também esteve presente aos encontros, juntamente com o Deputado Federal Rômulo Gouveia.

Natal Iluminado – O Projeto da decoração natalina, da fachada dos prédios do administrativo e do anexo de trânsito, da STTP, é implementado como um coroamento das ações do órgão durante o ano, despertando nos campinenses o espírito de fraternidade e a magia que o período representa. Novamente, como um dos pontos mais visitados durante o projeto do Natal Iluminado, realizado pela prefeitura, a decoração natalina da STTP tem iluminação com cascatas de luzes, e de adornos tipo “festão luxo”, que dá um diferencial na fachada decorativa, que receberá visitação do público até quarta-feira, 06 de janeiro.

Para 2016, o Superintendente Félix Neto destaca muitos projetos relacionados a intervenções de vias, implantação de ciclovias, e ações de acessibilidade, que Já estão sendo executados pela Prefeitura, através da STTP, em parceria com outras secretarias.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO