Plano Municipal de Saúde será apresentado nesta terça

reuniao_saudeA Secretaria de Saúde de Campina Grande e o Conselho Municipal de Saúde apresentam nesta terça-feira, 13, o Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2014-2017. O documento vai nortear as ações da gestão da saúde pública campinense, com base nas principais demandas apresentadas pela população, gestores e profissionais que atuam nos serviços, conforme os parâmetros do Sistema de Planejamento do SUS – Planejasus, do Ministério da Saúde. A apresentação vai acontecer a partir das 14h, no auditório do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – Cerest.

De forma inédita e democrática, a elaboração do Plano Municipal de Saúde aconteceu com ampla participação popular. No mês de fevereiro deste ano, foram realizadas nove audiências públicas nos seis Distritos sanitários do município e nos distritos de Galante, Catolé de Boa Vista e São José da Mata. Durante os encontros, os usuários puderam discutir abertamente com os profissionais, conselheiros e gestores as demandas de saúde de cada território. Com base na análise situacional, os participantes das audiências estabeleceram objetivos, diretrizes e metas a serem alcançados pela Secretaria de Saúde.

De acordo com a diretora de Planejamento e Regulação de Serviços da Secretaria Municipal de Saúde, Luzia Marinho, a metodologia participativa utilizada no processo de construção do Plano contribuiu para consolidar a participação da sociedade civil na avaliação e monitoramento das políticas públicas de saúde. “Com esta formatação, a gestão municipal respeita e incentiva o engajamento do cidadão na construção de políticas de garantias de direitos essenciais”, ressaltou.

Ainda segundo a diretora, o Plano é uma exigência legal e manifesta as políticas, prioridades e compromissos da saúde no Município. “Os trabalhos para elaboração do documento tiveram como fio condutor os registros estabelecidos na Proposta de Governo do prefeito Romero Rodrigues para a Saúde de Campina Grande, assim como as diretrizes contidas no Plano Plurianual PPA/2013-2014”, explicou.

Serviço:

Apresentação do Plano Municipal de Saúde 2014-2017

Local: Cerest – Rua Maestro Alcides Leão, 595, com Avenida Dinamérica ao Lado do ISS)

Horário: 14h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO