PMCG abre 2ª Olimpíada de Educação de Trânsito nas Escolas

ab_olimpiada_transito2014A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) realizou, na manhã desta quinta-feira (31), a abertura da 2ª Olimpíada de Educação de Trânsito nas escolas municipais. A cerimônia ocorreu na Escola Municipal Roberto Simonsen, no bairro do São José, e contou com a representação das 31 escolas da rede municipal de ensino que irão disputar as olimpíadas até o mês de setembro.

O evento foi aberto pelo superintendente da STTP, José Marques Filho, que em seu discurso falou sobre a importância do trabalho de educação de trânsito nas escolas. “A realização da Olimpíada permite aos alunos a representação de ideias por meio de símbolos, figuras, métodos e a obtenção de soluções precisas de problemas claramente enunciados no trânsito diário. A criança tem facilidade no aprendizado e é multiplicadora das informações”, disse.

A segunda edição da Olimpíada de Educação de Trânsito busca contribuir para ensinar aos alunos sobre as atitudes básicas a serem tomadas no trânsito. Os alunos escolhidos para representar a sua escola participarão durante os meses de agosto e setembro de provas e atividades relacionadas a trânsito em geral. Essas provas buscam contribuir para a aprendizagem dos alunos e seu envolvimento com o trânsito.

Para a secretária de educação, Iolanda Barbosa, que representou o prefeito Romero Rodrigues, a Olimpíada é uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento do conceito de trânsito nas escolas do Município. “O trabalho desenvolvido pela STTP contribui de modo especial no estudo de ideias e informação sobre métodos de definições precisas do estudante, e de forma lúdica”, comentou a secretária.

Além da Filarmônica Epitácio Pessoa, a cerimônia de abertura também contou com a participação de todos os gerentes e coordenadores da autarquia, além de representantes do sistema de segurança pública como CPTran, Corpo de Bombeiros e Exército.

Mesmo antes da abertura oficial, as atividades da Olimpíada já começaram na manhã da quarta-feira, com a instalação na pirâmide do Parque do Povo da Cidade Portinho Seguro Auto, que é um espaço lúdico e educativo criado para incentivar o bom exemplo no trânsito. Com estrutura inflável e elementos que imitam ruas e avenidas, a minicidade está aberta ao público até 04 de agosto, das 09h às 17h.

Conforme o projeto original, o objetivo principal da olimpíada é incentivar os alunos do Fundamental I e II a desenvolver e executar tarefas relacionadas à educação de trânsito. Para este ano, participarão do evento 310 alunos e 93 professores de 31 escolas.

A olimpíada será dividida em dois níveis, fundamental I e fundamental II. As três equipes melhores colocadas em cada nível receberão premiação. Os alunos das equipes campeãs receberão bicicletas e os professores das equipes mais bem colocadas receberão uma premiação em dinheiro. O encerramento acontecerá dia 25 de setembro com a entrega das premiações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO