PMCG define data do Seminário relativo aos “Objetivos do Milênio”

odm_ipsemA Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) definiu, durante uma reunião realizada no auditório do Instituto da Previdência do Servidor Municipal (Ipsem), na tarde desta quarta-feira (16), a data do Seminário de Formação do Núcleo dos Objetivos do Milênio (ODM) da cidade.

Ficou acordado que o seminário será realizado no próximo dia 21 de agosto, com local ainda a ser definido. A ideia é formar um núcleo responsável por monitorar as ações em prol das metas fixadas nos ODM. Além disso, a intenção é deixar clara a situação de Campina com relação aos objetivos e apontar caminhos para que os poderes públicos, a sociedade civil organizada e o empresariado contribuam para que esses objetivos sejam vencidos.

A reunião, que também serviu para formar a comissão responsável por organizar o seminário, foi coordenada pelo secretário de Planejamento e presidente dos conselhos de Habitação e da Cidade, Márcio Caniello, e pelo assessor da Secretaria Geral da Presidência da República (SGRP) e representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Arimatéia França.

Caniello explicou a importância desse processo desencadeado pela prefeitura. “A PMCG já é comprometida formalmente, desde o ano passado, a trabalhar para atingir os Objetivos do Milênio. Com esse evento, poderemos trazer a sociedade para aderir a essa luta, que, na verdade, é em prol de toda a população”, destacou o gestor.

Participaram do encontro representantes de outras secretarias da PMCG (Educação, Saúde, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Administração); dos conselhos tutelares, da Saúde, da Educação e de Assistência Social; e de entidades representativas do empresariado, a exemplo da Associação Comercial, CDL e Sitrans. Estiveram presentes, ainda, representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB) e do Instituto Cresce Campina (ICC).

Os Objetivos do Milênio consistem em um compromisso firmado em setembro de 2000, no qual 189 nações, dentre elas o Brasil, se comprometem a combater a extrema pobreza e outros males da sociedade. Um compromisso a ser alcançado até 2015.

São oito os Objetivos: reduzir a pobreza; atingir o ensino básico universal; igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade na infância; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO