PMCG discute com população projetos relativos ao Riacho das Piabas

caniello_reuniaoO secretário de Planejamento de Campina Grande, Márcio Caniello, representando o prefeito Romero Rodrigues, participou, na manhã desta quinta-feira (07), na Igreja de São Francisco, no bairro da Conceição, de mais uma reunião referente ao Riacho das Piabas.

Estiveram presentes integrantes da Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas (ARRP), lideranças das comunidades do Rosa Mística, do Jardim Continental, do Jardim Menezes, da Conceição e do Alto Branco, além de membros da diretoria do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-PB) e professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Dando continuidade a um diálogo mantido desde o início da gestão entre a Prefeitura Municipal de Campina Grande e os membros da ARRP, através de reuniões periódicas, o encontro teve o objetivo de mostrar as ações da atual administração municipal em prol da recuperação e preservação do reservatório.

Na conversa, o secretário ouviu as reivindicações dos representantes das comunidades e explicou os encaminhamentos para o lançamento do Concurso Nacional de Projetos para a Requalificação da Bacia do Riacho das Piabas, que será lançado nos próximos dois meses.

O concurso, que está dentro das comemorações dos 150 anos de emancipação política de Campina Grande, vai escolher o melhor projeto que contemple a recuperação do manancial e a revitalização do seu entorno.

O projeto deverá considerar duas vertentes: propor soluções urbanísticas para a elevação da qualidade de vida das comunidades que vivem no entorno do riacho, garantindo saneamento básico, infraestrutura e melhores condições de moradia;  e recuperar a bacia hidrográfica, transformando o leito do riacho no eixo de um novo espaço público para a cidade, com parques, áreas verdes e equipamentos de esporte, cultura e lazer.

“Nossa intenção é formular soluções sustentáveis para o desenvolvimento de Campina Grande, visando sempre garantir a melhoria da qualidade de vida da população. O Riacho das Piabas está dentro de todo esse processo, então vamos garantir a salvação desse patrimônio ecológico”, asseverou Caniello.

O presidente da SAB do Jardim Continental e conselheiro do Orçamento Participativo da cidade, João Cavalcante, destacou a importância do encontro. “É um alento para o povo sofrido da comunidade. Fico feliz e satisfeito por esse momento, porque tenho a certeza de que vai haver solução para esse problema”, frisou.

A ARRP é formada pelos representantes das comunidades próximas ao manancial e congrega entidades públicas e privadas, a exemplo de escolas, igreja católica, ONG’s, Embrapa, Exército Brasileiro e a UFCG. O Riacho das Piabas está situado na parte norte de Campina Grande, tendo suas nascentes localizadas próximas às divisas com o município de Lagoa Seca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO