PMCG garante atendimentos de saúde em horário diferenciado para trabalhadores

saude_trabalhadorImplantado há pouco menos de dois meses pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, o terceiro turno de atendimentos do Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto já conta com mais de 2.500 usuários cadastrados. São trabalhadores do comércio formal, vendedores do Shopping Edson Diniz, das arccas e da Vila do Artesão, além dos ambulantes, que estão sendo beneficiados com o horário diferenciado para cuidar da saúde. Os serviços para este público vêm sendo ampliados na cidade com a criação de turnos extras também em outras unidades.

O Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto, que fica localizado na Rua Venâncio Neiva, oferece vários serviços, como consultas médicas, fisioterapia, exames ginecológicos, além de curativos e vacinas. As gestantes que trabalham durante o dia também podem fazer o pré-natal e receber todo o acompanhamento da gestação no local. O horário especial de atendimentos acontece de segunda a quinta-feira, a partir das 17h. Apesar de ter sido criado para atender a demanda dos trabalhadores, os serviços estão disponíveis para toda a população.

Os usuários do serviço ainda podem participar de grupos de combate ao tabagismo e de prevenção e cuidado às doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes. A emissão do cartão do SUS também pode ser feita no local, até às 19h. Na última semana, foram iniciados os atendimentos em odontologia no terceiro turno do Francisco Pinto e a previsão é aumentar a oferta de serviços especializados no Centro de Saúde.

Segundo a secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, a proposta do turno especial é garantir que os trabalhadores tenham acesso aos atendimentos básicos. “Com as jornadas de trabalho mais longas, quem trabalha no centro da cidade ficava sem tempo para procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro. Com esta iniciativa, estamos conseguimos atender uma demanda antiga dos trabalhadores e vamos melhorar nossos indicadores de saúde, ao aumentarmos a cobertura de atenção primária”, explicou.

Há mais de um ano, a ideia do terceiro turno também já é realidade no Centro de Saúde do bairro Catolé. Na unidade, os atendimentos são abertos à população campinense e ocorrem da mesma forma, de segunda a quinta-feira, das 17h às 20h, com consultas de mastologista, cardiologista, pediatra, atendimento odontológico, fisioterapia e vacinação.

Integralidade – Além do turno extra nos dois serviços de saúde, a Prefeitura também está realizando exames e consultas eletivas em horário diferenciado no Hospital Municipal Pedro I. Com a medida, os trabalhadores que passam pelos centros de saúde no horário diferenciado têm a garantia de realizar procedimentos especializados também fora do horário de expediente no hospital municipal.

No Pedro I, o terceiro turno começa um pouco mais cedo, a partir das 16h, e os atendimentos também podem ser agendados para os sábados e domingos durante o dia. “O prefeito Romero Rodrigues faz uma gestão focada na garantia do atendimento integral em saúde para o cidadão campinense, ao assegurar não somente as ações de cuidado e atenção primária, mas, sobretudo, ofertando serviços especializados”, concluiu a secretária Lúcia Derks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO