PMCG implanta serviço de referência hospitalar em saúde mental no Dr. Edgley

edgleyO Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel passou a contar com vinte leitos para internação de pacientes com transtornos mentais de Campina Grande. O atendimento para este público estava sendo feito temporariamente no Hospital Universitário Alcides Carneiro, mas os usuários foram transferidos para a unidade hospitalar do Município na noite desta quinta-feira, 04. Inédito no Estado, o serviço integra as ações da Rede de Atenção Psicossocial do Município, também contribuindo, inclusive, com o tratamento de usuários de crack, álcool e outras drogas.

Os leitos de saúde mental foram instalados em quatro enfermarias, sendo doze para adultos e oito para crianças e adolescentes. O espaço foi totalmente revitalizado pela Prefeitura e ainda conta com posto de enfermagem, sala de televisão e área de convivência. No local, além do atendimento médico, os pacientes terão apoio de uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, que irá desenvolver atividades terapêuticas. A proposta é humanizar os atendimentos e promover a reabilitação psicossocial.

De acordo com a secretária executiva de saúde do Município, Eudezia Damaceno, os leitos de saúde mental vão receber pacientes em surto psicótico, como também os casos de overdose de usuários de álcool e outras drogas para desintoxicação. Estas pessoas terão seus quadros clínicos estabilizados, podendo ficar internadas por até trinta dias. “Após receberem alta, os pacientes deverão ser encaminhados para tratamento e acompanhamento nos Centros de Atenção Psicossociais – Caps”, explicou.

No caso dos dependentes químicos, a secretária informou que o encaminhamento será feito para os serviços especializados, os Caps AD (Álcool e Drogras). “Com os leitos de saúde mental, vamos complementar também as ações do ‘Programa Crack, É Possível Vencer’, além de outras estratégias da gestão do prefeito Romero Rodrigues para minimizar os efeitos das drogas na nossa juventude, principalmente”, garantiu.

O Dr. Edgley é o primeiro hospital geral da Paraíba a contar com o Serviço Hospitalar de Referência para atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, dentro dos padrões do Ministério da Saúde. O hospital, que era privado, teve seus serviços municipalizados no início deste ano e, desde então, vem recebendo investimentos da Prefeitura para ampliação de serviços e aquisição de equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO