PMCG implantará LED do viaduto Elpídio de Almeida ao Teatro Municipal

O prefeito Romero Rodrigues anunciou na última segunda-feira, 04, a substituição dos pontos de luz do trecho que compreende o viaduto Elpídio de Almeida ao Teatro Municipal Severino Cabral por uma iluminação em LED. “Está em fase de licitação. Será a primeira vez, na história de Campina Grande, a implantação da iluminação em LED”, disse.

A entrega da nova iluminação deverá acontecer no próximo mês de outubro, quando o município celebrará 150 anos de emancipação política. O viaduto faz a ligação direta entre três das principais avenidas da cidade (Manoel Tavares, Floriano Peixoto e a Avenida Canal).

Essa poderá ser a primeira etapa de implantação da iluminação em LED no município. No final do último mês de julho, o prefeito Romero Rodrigues esteve em São Paulo para um encontro com empresas que trabalham no setor de iluminação.

De acordo com Romero, nesses primeiros encontros, foram visitadas empresas do setor privado e analisadas as vantagens de recorrer à Parceria Público-Privada (PPP) para o setor de iluminação pública local. “Estamos em fase de discussão e análise de contratações exitosas que ocorreram por meio da Parceria Público-Privada”, afirmou.

Romero Rodrigues explicou que a atual legislação prevê que os municípios brasileiros façam o gerenciamento do seu próprio parque de iluminação. “Isso deverá ser feito em todo o país até 2015”, ressaltou. Por meio da PPP (instrumento utilizados pelo Estado brasileiro para realizar investimentos em infraestrutura), a Prefeitura Municipal poderá gerenciar os recursos de contribuição da iluminação pública, permitindo a substituição gradativa dos pontos de luz da cidade pela iluminação em LED.

Segundo Romero Rodrigues, todo esse processo está em fase inicial, ainda de estudos e análise das práticas já executadas, sendo necessária, ainda, a elaboração do planejamento municipal de iluminação. Esse planejamento consiste em identificar setores da iluminação que podem ser melhorados e onde poderão ser feitas as substituições. “Vamos visitar todas as empresas para selecionar as melhores e mais conceituadas do país”, frisou.

Entre as vantagens da iluminação em LED, o prefeito destacou a maior luminosidade e durabilidade, além do consumo ser menor. Conforme estudos, a iluminação em LED pode ter durabilidade cinco vezes superior e economia de energia em torno de 60% em relação aos modelos usados atualmente, a exemplo das lâmpadas de mercúrio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO