PMCG inicia preparativos da XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

reuniao_SNCTRealizada com sucesso no ano passado, com a presença de um público estimado em nove mil pessoas, a XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontecerá neste ano no período de 14 a 16 de outubro em Campina Grande, paralelamente às comemorações do sesquicentenário da cidade. A abertura estadual do evento será no dia 13 de outubro, em Cajazeiras.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, iniciou nesta terça-feira, 15, os preparativos para a realização do evento deste ano, cujo tema será “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. A perspectiva é dobrar a participação do público e manter a apresentação dos trabalhos no Parque da Criança.

“No ano passado foram cerca de nove mil participantes, entre apresentadores de projetos, público visitante e participante das oficinas. É um número significativo, em se tratando de levar a ciência e a tecnologia para a sociedade. Por isso vamos manter as apresentações no Parque da Criança, por ser um espaço público, aberto diariamente, e frequentado por moradores de toda a cidade”, disse o professor Joel Moura Filho, coordenador municipal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A abertura será no dia 14 de outubro, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a apresentação dos trabalhos no Parque da Criança nos dias 15 e 16.

Na reunião desta terça-feira, 15, equipes da secretaria estiveram reunidas com o grupo de trabalho que também será responsável pela estruturação do evento. Participaram representantes das UFCG, Sebrae, INSA, Fundação Parque Tecnológico, IFPB, Facisa, Unesc, de escolas da rede municipal e privada. Uma reunião apenas com representantes das secretarias municipais foi realizada na semana passada.

Na próxima reunião dos organizadores, que acontecerá no dia 06 de agosto, serão apresentados os trabalhos e pesquisas que poderão ser levadas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

PARCERIAS – Segundo o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Hércules Lafite, assim como ocorrido no ano passado, a realização da SNCT contará com a participação das secretarias municipais. “Estamos sempre trabalhando em conjunto. Todas as secretarias terão uma participação direta no evento”, declarou Lafite.

A SNCT é realizada há dez anos, sempre no mês de outubro, sob a coordenação nacional do Ministério de Ciência e Tecnologia, em parceria com os municípios e a colaboração com entidades e instituições de ensino e pesquisa. Em Campina Grande, o evento é realizado pelo segundo ano consecutivo.

Além de promover atividades de divulgação científica, a semana busca estabelecer o debate sobre ciência e tecnologia, com apresentação de ações voltadas à melhoria das condições de vida da população. “Campina exporta tecnologia, sendo fundamental a realização desse evento para mostrarmos o que é produzido na cidade e poderá ser aproveitado para o desenvolvimento social, dentro da temática do evento nacional”, disse Lafite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO