PMCG oficializa Projeto Acessuas no bairro de Santo Antônio

Programa_AcessuasEm solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 26, foi oficializado o projeto social “Acessuas Trabalho”, no bairro Santo Antônio, em Campina Grande. O projeto oferece cursos profissionalizantes, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal, com o foco na ampliação da oferta de mão de obra para o mercado de trabalho nas mais diversas áreas.

Segundo o coordenador do programa no Santo Antônio, Jário Salustianno, no momento estão sendo ofertados dois cursos, nas áreas de recepcionista e cuidador infantil, e haverá a expansão de novos cursos a partir do próximo mês de março. “Só estamos dependendo agora do Governo Federal, que libera a oferta por intermédio do Ministério da Educação”, disse Salustianno. Segundo ele, são realizados uma média de dois mil atendimentos a cada semestre.

O Acessuas Trabalho tem como público alvo pessoas com idade entre 16 e 59 anos, com prioridade para as inscritas no Cadastro Único para Acesso aos Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar de até três salários mínimos. Para todas essas pessoas são oferecidos cursos profissionalizantes, que duram em torno de dois meses. Após esse período, todas são encaminhadas ao Sine municipal, órgão que se encarrega de colocá-las no mercado de trabalho.

Para o secretário municipal de Assistência Social (Semas), João Dantas, que na solenidade representou o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, o projeto Acessuas Trabalho é de fundamental importância e funciona com muita eficiência e fidelidade no município.  “Na verdade, nós estamos tirando pessoas desse processo de exclusão social e colocando em atividade no mercado de trabalho, em diversas áreas. É um compromisso do prefeito Romero Rodrigues, que tem garantido uma atenção especial na causa de ampliar e ajustar esses serviços direcionados para a população carente, pois o programa visa qualificar pessoas que, às vezes, não tiveram a oportunidade de conseguir um emprego”, informou.

Rubens Nascimento, secretário adjunto da Semas, explicou que todos os cursos são oferecidos gratuitamente e os beneficiados recebem uma bolsa, no valor estimado em dois reais por hora. “Ou seja, as pessoas recebem uma determinada quantia para serem qualificadas e depois preparadas para o mercado de trabalho. É isso que nós estamos oficializando aqui hoje no Santo Antônio, uma vez que o nosso trabalho existe desde o início da gestão Romero Rodrigues, pois a equipe do Acessuas é coordenada pela Semas, em parceria com toda a rede de atendimento da assistência social, bem como em entidades, instituições e comunidade vinculadas ao Governo Federal”, destacou o secretário.

As informações, referentes aos cursos oferecidos pelo programa Acessuas, podem ser obtidas na rua Silva Jardim, bairro de Santo Antônio, onde  está localizada a sede do programa naquele bairro. Também podem ser obtidas informações na própria Semas, pelo telefone 3341-1594 ou 3341-9986, na rua coronel Salviano Figueiredo, 310.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO