PMCG participa do Seminário Cidade Expressa, nesta sexta

Com o objetivo de contribuir com propostas que atendam às necessidades de deslocamentos da população campinense, técnicos da Prefeitura Municipal de Campina Grande participam na próxima sexta-feira do Seminário Cidade Expressa. O evento acontecerá no Teatro Facisa, com o objetivo de conhecer e debater sobre planos de transporte e de mobilidade urbana.

A iniciativa do Seminário Cidade Expressa é do Comitê Técnico da Região Metropolitana de Campina Grande. O comitê é formado por instituições da sociedade civil, instituições de ensino superior e do poder público municipal e acontece em sua segunda edição.

Várias autoridades e especialistas na área de mobilidade urbana do país já confirmaram presenças no seminário, a exemplo do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos, que fará palestra ao lado de Nazareno Stanislau Affonso, coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos – MDT e presidente do Instituto da Mobilidade Sustentável (RuaViva)

Conforme a programação do evento, concluindo o primeiro bloco de palestras, o secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Márcio Caniello, fará uma exposição apresentando o tema “A mobilidade que queremos”.

Em seguida, os três palestrantes serão submetidos a um debate, com a participação do público, engenheiros, arquitetos e urbanistas.

No segundo bloco técnico, a partir das 14h, o engenheiro e especialista em mobilidade urbana Carlos Batinga apresentará uma palestra sobre o “Panorama da mobilidade urbana no país”. Em seguida, o consultor do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes de Passageiros, Artur Oliveira, apresentará experiências de projetos de mobilidade em cidades de porte médio. Na sequência, a engenheira civil e mestre em Engenharia de Transportes Valéria Barros apresentará a proposta do Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande.

Seguindo a dinâmica do primeiro bloco técnico, os palestrantes Carlos Batinga, Artur Oliveira e Valéria Barros também serão submetidos a um debate, com a participação do público e também de profissionais da área de transportes, engenheiros, arquitetos e urbanistas.

Tecnologia e Cidades Inteligentes

Os participantes do Seminário Cidade Expressa terão a oportunidade de conhecer o projeto “Cidades Inteligentes”, que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande. Além disso, o coordenador de jogos digitais da Facisa, Rodrigo Motta, mostrará as possibilidades do uso de aplicativos digitais na mobilidade urbana.

A programação do seminário, que acontecerá no dia da abertura dos festejos juninos de Campina Grande, também prevê a realização de atividades culturais, com apresentação de artistas regionais, além de exposição de livros da Editora da UEPB, literatura de cordel e projetos acadêmicos desenvolvidos pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Facisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO