PMCG promove confraternização junina com pacientes ostomizados

saudepmcgPacientes ostomizados de Campina Grande e de outros municípios da região participaram de uma confraternização junina promovida na manhã desta quarta-feira, 04 de junho, pela Secretaria Municipal de Saúde. O evento foi realizado no auditório do Conselho Municipal de Saúde, no bairro da Liberdade, ao som do forró e com um café da manhã com comidas típicas.

O objetivo do encontro foi promover a integração entre os pacientes, a partir do conceito de humanização do atendimento. Familiares dos ostomizados também participaram. A confraternização aconteceu durante a entrega das bolsas de colostomia para os pacientes cadastrados no setor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, 117 pacientes recebem o material, sendo 80 pacientes de Campina Grande e 37 de outros municípios da região.

Cerca de 90% dos pacientes ostomizados são portadores de câncer que estão em tratamento para o combate da doença. São geralmente casos de câncer do intestino ou de câncer colorretal. Mas há também pacientes com seqüelas provocadas por acidentes ou lesões provocados por projéteis de arma de fogo ou instrumentos perfurocortantes. A maioria dos ostomizados depende da bolsa de colostomia para o resto da vida, mas há casos de ostomia temporária.

Cada paciente cadastrado recebe mensalmente 10 bolsas, sendo que cada uma delas pode ser usadas por até quatro dias, desde que utilizadas corretamente. A bolsa de colostomia é usada para a coleta das fezes para pacientes que perderam parte do intestino. Os pacientes também recebem orientações da equipe da Secretaria de Saúde sobre cuidados de higiene e limpeza, além de informações sobre o correto manuseio das bolsas de colostomia.

A entrega das bolsas é feita mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, seguindo um cronograma definido pelo setor de regulação da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande. A próxima entrega está agendada para 02 de julho. Nos meses seguintes, a entrega acontece nos dias 06 de agosto, 03 de setembro, 1º de outubro, 05 de novembro e 03 de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO