PMCG promove I Fórum da Rede Municipal de Educação

iolandaDiscutir o currículo escolar e atualizar as práticas pedagógicas para atender às novas necessidades da sociedade contemporânea. Estes são os objetivos do I Fórum da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, que acontece de 07 a 09 de julho com o tema “Construindo e vivenciando o currículo inovador”. O evento vai reunir cerca de 4 mil profissionais que atuam nas escolas e creches do município, entre professores, gestores e técnicos, além de educadores físicos e culturais.

O Fórum é uma iniciativa da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). “Nosso objetivo é oportunizar aos educadores momentos permanentes de reflexão sobre a organização curricular em ciclos, na perspectiva de adequar conhecimentos, práticas pedagógicas e avaliação, de acordo com as demandas contemporâneas”, explica a secretária de educação do Município, Iolanda Barbosa.

A abertura do será na próxima segunda-feira, 07 de julho, com a apresentação de quatro grupos de dança formados por estudantes da rede municipal de ensino. A solenidade começa às 14h, no Ginásio O Meninão. Os estudantes vão resgatar aspectos históricos da arte regional, com apresentações de uma quadrilha junina e de danças como o coco, maracatu e danças afrobrasileiras.

Ainda na segunda-feira acontece a mesa-redonda “Construindo e vivenciando o currículo inovador”, a partir das 19h no Teatro Municipal Severino Cabral. O tema será discutido pelas professoras Andréia Ferreira da Silva (UFCG), Elisa Gonçalves (UFPB), Francisca Pereira Salvino (UEPB) e Marta Lúcia de Souza Celino (UEPB). A mediação será feita pela secretária Iolanda Barbosa.

Nos dias 08 e 09 de julho acontecem as sessões de debates sobre o currículo escolar. A programação acontece simultaneamente em dez lugares durante toda a manhã, dividindo as discussões entre os diferentes grupos de profissionais que integram a rede municipal de ensino.

Os debates entre os professores também serão divididos entre os ciclos e séries de atuação dos docentes, com o objetivo de promover o diálogo sobre os desafios e demandas específicas de cada fase do processo de ensino e aprendizagem. Os professores que atuam no 1º ciclo se reúnem na Escola Municipal Félix Araújo e os do 2º ciclo na Casa da Criança Dr. João Moura. Já os professores do 3° e 4º ciclos participam do fórum no auditório da Vila do Artesão.

No teatro Rosil Cavalcante, o debate será entre os gestores e gestores adjuntos das unidades de ensino. Já os técnicos da rede municipal participam das discussões no auditório do Centro de Tecnologia e Educação (CTE), antigo Museu Vivo da Ciência. Os secretários, merendeiras e pessoal de apoio também participam do fórum, reunidos no Teatro Municipal Severino Cabral.

A programação para os professores da educação infantil acontece nas escolas municipais Roberto Simonsen e Centenário, enquanto os professores de educação física discutem suas demandas no mini-teatro Paulo Pontes, localizado nas dependências do Teatro Municipal. Os professores de capoeira estarão reunidos no auditório do Centro Profissionalizante Antônio Carvalho Sousa (Cepacs) e os oficineiros do Programa Mais Educação e artistas do Programa “Mais Cultura” debatem no auditório do Museu de Artes Assis Chateaubriand.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO