PMCG realiza planejamento para implantação do Complexo Aluízio Campos

reuniao_sedeAções de planejamento estratégico para a implantação do Complexo Multimodal Aluízio Campos, concebido para abrigar empresas dos setores da indústria, comércio e serviços, estão sendo intensificadas por parte da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Nesta sexta-feira, 9, pela manhã, aconteceu mais uma reunião para tratar do complexo, considerado fundamental para o avanço econômico do município.

O encontro, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, reuniu secretários municipais e o diretor-presidente da Macroplan (Prospectiva, Estratégica e Gestão), do Rio de Janeiro, Cláudio Porto, profissional com mais de 40 anos de experiência no setor de planejamento estratégico.

De acordo com Cláudio Porto, o Complexo, no bairro do Ligeiro, será uma das grandes alavancas ou colunas do desenvolvimento econômico da cidade para as próximas décadas. “Trata-se de uma iniciativa que merece o reconhecimento e os aplausos de todos nós, pois o governo municipal toma uma iniciativa inovadora, capaz de gerar milhares de empregos e consagrar ainda mais Campina Grande no cenário econômico regional”, garantiu.

Na visão do especialista, um megaprojeto deste nível exige a elaboração de um plano estratégico, além da montagem de uma entidade gestora para cuidar do seu desenvolvimento ao longo dos anos. “De fato, é importante a preocupação da administração em planejar cada passo a ser desenvolvido, montando, se possível com recursos próprios, um plano que contemple todas as facetas da iniciativa, vislumbrando os aspectos econômico, urbanístico, ambiental e outros setores”, ressaltou.

Segundo Cláudio Porto, uma entidade ou órgão gestor municipal precisa atuar desde o desenrolar inicial do projeto para o desenvolvimento de ações destinadas à preservação do interesse público e o futuro econômico da cidade. “Com isso, por meio desta coordenação, estaremos atraindo empresas, mas dentro do próprio plano geral do projeto, evitando-se o improviso, adaptações de urgência ou outros problemas que possam comprometer o sucesso do novo empreendimento”, disse.

Conforme Porto, projetos de sucesso no país, a exemplo de Suape (PE), foram concretizados mediante ações de planejamento de longo prazo e hoje representam uma realidade de sucesso. As ponderações foram acompanhadas pelos secretários Luis Alberto Leite (Desenvolvimento), André Agra (Obras), Eudésia Damasceno (executiva da Saúde), Dunga Júnior (executivo da Cultura), Paulo Roberto Diniz (Administração), Joab Pacheco (executivo de Finanças) e outros auxiliares do governo municipal.

Segundo o secretário Luis Alberto Leite, o encontro foi bastante proveitoso para a discussão e captação ou troca de experiências neste tipo de empreendimento. Detalhou que Campina Grande, depois de muito tempo, tem trabalhado mediante uma política de planejamento estratégico, daí a conquista ou atração de grandes empresas para a cidade nos últimos dois anos. “Assim, continuaremos a interagir com aqueles que podem oferecer seu conhecimento e colaboração ao bom andamento deste novo e modelar projeto de desenvolvimento local”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO