PMCG realiza semana de prevenção à hepatite

hepatite_viraisComemorado em 28 de julho, o Dia Mundial de Combate à Hepatite foi criado para promover a educação e um maior entendimento das hepatites virais como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Em Campina Grande, para lembrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar ações preventivas e educativas durante toda a semana. A ideia é levar testes rápidos de hepatite B e C para alguns bairros da cidade, até o dia 05 de agosto.

De acordo com a Coordenação de DST, Aids e Hepatites Virais da Diretoria de Vigilância em Saúde do município, um trailer vai percorrer as áreas selecionadas para disponibilizar os testes para diagnóstico da doença. Foram escolhidos territórios onde há predominância de residências mais afastadas de Unidades Básicas de Saúde. Também haverá ações com os trabalhadores da Feira Central e da Feira do Gado, no Ligeiro.

Os exames serão disponibilizados a partir de amanhã das 8h às 11:30 e das 13:30 às 16:30, cada dia em uma localidade diferente. As atividades começam no bairro Três Irmãs, na frente do Residencial Major Veneziano. Em seguida, os testes serão realizados no Jeremias (30), Vila dos Teimosos (31), Feira Central (01) e Conjunto Ronaldo Cunha Lima (04), encerrando na Feira do Gado, no dia 05. Neste último, a mobilização será apenas no turno da manhã.

Os casos diagnosticados de hepatite A serão encaminhados às UBS mais próximas para tratamento. Os pacientes com hepatite B e C serão tratados no Serviço de Atenção Especializada – SAE. Quem desejar fazer o teste rápido de hepatite pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, que funciona no Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto, de segunda à sexta, em horário comercial.
As hepatites virais mais comuns no Brasil são as causadas pelos vírus A, B e C. Quando não diagnosticadas e tratadas, há o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO