PMCG recebe reivindicações de comunidades do entorno do Riacho das Piabas

comunidade_riachodaspiabasA Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Planejamento, está realizando uma série de três reuniões com moradores das comunidades do entorno do Riacho das Piabas. O primeiro encontro foi realizado na noite dessa terça-feira (19), na Capela do Santíssimo, na Rosa Mística.

Como o secretário de Planejamento do Município, Márcio Caniello, está em viagem de trabalho a Brasília, representaram a Seplan, neste primeiro evento, a coordenadora de Planejamento Urbano, Maria Verônica Ribeiro, e o diretor de Planejamento Urbano e Regional, Murilo Cabral.

Os principais pontos da conversa foram os encaminhamentos para o lançamento do Concurso Nacional de Projetos para a Requalificação da Bacia do Riacho das Piabas, que será lançado nos próximos dois meses.

O concurso, que está dentro das comemorações dos 150 anos de emancipação política de Campina Grande, vai escolher o melhor projeto que contemple a recuperação do manancial e a revitalização do seu entorno.

A equipe da Seplan está ouvindo as reivindicações das comunidades, para que, de forma participativa e democrática, uma marca da gestão Romero Rodrigues, seja criado um programa de necessidades, o qual será a diretriz principal no que diz respeito à avaliação dos projetos inscritos no concurso.

A princípio, o projeto deverá considerar duas vertentes: propor soluções urbanísticas para a elevação da qualidade de vida das comunidades que vivem no entorno do riacho, garantindo saneamento básico, infraestrutura e melhores condições de moradia;  e recuperar a bacia hidrográfica, transformando o leito do riacho no eixo de um novo espaço público para a cidade, com parques, áreas verdes e equipamentos de esporte, cultura e lazer.

Outras duas reuniões com representantes das comunidades foram agendadas para esta quarta (20), às 19h, no jardim Continental, e quinta-feira (21), também às 19h, no Jardim Menezes.

O Riacho das Piabas está situado na parte norte de Campina Grande, tendo suas nascentes localizadas próximas às divisas com o município de Lagoa Seca. Após cruzar propriedades rurais, tem continuidade no canal que corta o bairro da Rosa Mística e segue separando o Centro da cidade dos bairros do Alto Branco, Santo Antônio e José Pinheiro, para finalmente desaguar no Açude Velho e na Cachoeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO