PMCG sedia abertura da 12ª Semana Nacional dos Museus

Museu_de_Artes_AssisA Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), através da Secretaria de Cultura e Diretoria de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural, participa, de 12 a 18 deste mês, da 12ª Semana Nacional dos Museus. A parceria envolve os museus municipais (Museu do Algodão e Museu Histórico), Secretaria Municipal de Educação e a Rede de Educadores dos Museus (REM), Museu de Artes Assis Chateaubriand (da UEPB), Instituto Ricardo Brennand e a Prefeitura Municipal de Igarassu, Pernambuco.

A abertura do evento ocorrerá na segunda-feira (12), às 08h30, no auditório da Secult-CG. Será apresentada uma exposição de trabalhos de educação patrimonial realizado pelos alunos da rede municipal.

Uma palestra com o tema “Importância do museu como espaço de aprendizagem e apresentação de experiências com o projeto Educação Patrimonial na Escola” será proferida pelas educadoras Fabiana Almeida, da Escola Municipal Epitácio Pessoa e Manuel da Costa Cirne; Socorro Duarte, da Escola Municipal Apolônia Amorim; Fátima Ribeiro, da Escola Municipal Dr. Chateaubriand; Márcia Menezes, da Escola Municipal Elpídeo de Almeida;

Já nos dias 13 e 14, a partir das 08h, será a vez dos alunos e educadores da rede municipal fazerem visitas aos museus Histórico e do Algodão de Campina Grande. Na quinta-feira, 15, nos turnos manhã e tarde, no Museu do Algodão, ocorrerá uma gincana cultural, com a participação de alunos das Escolas Frei Dagoberto, Rotary Dr. Francisco Brasileiro, Escola Municipal Anísio Teixeira e Padre Antonino.

No dia 16, na Central de Aulas da UEPB/Auditório II, às 09h, segue uma programação paralela promovida pelo “Museu Vivo do Nordeste”, durante a qual será proferida uma palestra intitulada “O uso e importância do couro, nas artes, saberes e fazeres da cultura nordestina”, tendo como palestrante o historiador e professor da UEPB Adonhiran Ribeiro.

Encerrando a programação, nos dias 17 e 18, estão previstas atividades de campo como intercâmbio entre museus, equipamentos museológicos de cidades circunvizinhas a Campina Grande, Centro Histórico de Igarassu em Pernambuco, Convento Santo Antônio, Museu Pinacoteca e, em Recife, o Instituto Ricardo Brennad.

Para maiores informações sobre o evento, enviar e-mail para o professor Adorinan Ribeiro: museuvivodonordeste@hotmail.com ou 3333-1936.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO