Policlínica das Malvinas dá início ao projeto “Quintas Azuis”

quintas_azuisA abertura da campanha “Novembro Azul” em Campina Grande foi feita nesta quinta-feira, 6, e na Policlínica Luzia Cosme Dantas, no bairro das Malvinas, a ação de início à campanha deu partida no projeto “Quintas Azuis”, que realiza um conjunto de serviços de cuidados com a saúde dos homens todas as quintas, no período da tarde. A ideia é que estes serviços se tornem permanentes para atrair o público masculino todas as semanas à unidade de saúde.

Durante todo o dia foram realizados palestras sobre a necessidade de prevenção ao câncer de próstata e do cuidado em geral com o corpo, aulão de ginástica, exames, consultas com clínico geral e urologista, além da oferta de lanches. “A ideia é fazer com que esta ação se torne permanente para que os homens passem a frequentar mais a unidade”, explicou a diretora da Policlínica, Amanda Rodrigues.

Segundo Amanda, foi feita uma parceria com a administração do Mercado Público das Malvinas, que fica bem próximo à Policlínica, para que os feirantes e frequentadores do espaço fossem orientados a buscar atendimento de saúde às quintas. “Estamos fazendo panfletagem no local e temos um posto de atendimento em saúde dentro do Mercado, que faz o primeiro recebimento dos homens e encaminha para cá”, disse.

A Policlínica, criada na gestão do prefeito Romero Rodrigues, oferece, além da consulta com o urologista, ultrassonografias e o exame de toque retal, assim como o encaminhamento para os exames de sangue para verificação de problemas na próstata. Por mês, são realizadas 240 consultas em média com urologista e 20 pacientes são encaminhados para os exames.

O operário Paulo César, de 35 anos, conseguiu uma folguinha no trabalho e foi até a Policlínica para passar pelo urologista. “Meu avô teve o problema descoberto cedo e se curou, por isso que estou procurando logo me prevenir”, relatou. Se acaso o patrão de Paulo não o liberasse, ele poderia buscar atendimento no Centro de Saúde Francisco Pinto, no Centro da cidade, que realiza as consultas e exames à noite para atender a esta parcela de homens que trabalham o dia todo.

E para quem não pode buscar atendimento nem dia nem de noite, ainda assim não há desculpa para não se cuidar, pois a Secretaria de Saúde do Município está enviando técnicos a empresas e locais públicos buscando os pacientes e fazendo os exames e consultas no próprio local. “Nós estamos buscando parcerias com empresas e espaços de frequentação do público masculino para que neste mês de novembro eles possam ser liberados e encaminhados para as unidades de saúde”, explicou a diretora de Atenção à Saúde, Giovanna Cordeiro.

“É imprescindível que os homens deixem o receio de lado, porque o homem que faz o exame da próstata está garantindo que vai gozar da sua saúde ainda mais”, ponderou o médico clínico Everaldo de Holanda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO