Portal da PMCG amplia transparência e salta do 153º para 4º lugar na Paraíba

site_pmcgA Prefeitura de Campina Grande deu um passo importante para ampliar a transparência na gestão pública municipal. Dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE) revelam que o portal da Prefeitura Municipal (www.campinagrande.pb.gov.br) saltou da posição número 153 para a quarta melhor posição no ranking estadual da transparência pública. “Estamos entre os melhores portais da transparência da Paraíba”, declarou o secretário de Obras do Município, André Agra.

O anúncio ocorreu durante evento alusivo ao Dia Nacional de Combate à Corrupção, promovido pelo Fórum Permanente de Combate à Corrupção da Paraíba (Focco-PB), realizado em João Pessoa no auditório do TCE. Participaram do encontro representantes do Focco, TCE, Ministério Público Estadual, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União. A Prefeitura de Campina Grande foi representada pelo secretário André Agra.

Após a divulgação do relatório de avaliação da transparência pública, o secretário de Obras revelou algumas ações, da atual administração municipal, que contribuíram para o salto nas posições desse ranking. Entre as mais importantes constam a atualização histórica e a divulgação de dados sobre a chamada “vida fiscal do município” (despesas e receitas). “Agora, todos esses dados estão expostos de forma fácil”, disse Agra.

Segundo o secretário, apesar desse salto no ranking da transparência na gestão pública, outras ações estão sendo planejadas para melhorar ainda mais essa posição. “O prefeito Romero Rodrigues vai assinar uma carta da transparência, se comprometendo a cumprir mais alguns critérios elaborados pelo Fórum Permanente de Combate à Corrupção da Paraíba”, declarou.

Também foram criados o sistema de atendimento ao contribuinte e o portal da Secretaria de Obras da PMCG (www.portalsecob.com), onde poderão ser acessados documentos referentes às licitações. Os dados do portal da Secretaria de Obras da PMCG já são trabalhados pelo TCE e a meta do prefeito Romero Rodrigues é fazer com que a gestão fique totalmente transparente, tanta para órgãos de fiscalização e controle como também para a população.

Com o acesso ao portal da Secretaria de Obras pode-se conhecer, por exemplo, como são realizadas as licitações do Município de Campina Grande. Todas são filmadas e transmitidas ao vivo. Os vídeos ficam disponíveis para que a população assista como ocorreu a disputa de preços e conheça as empresas vencedoras.

De acordo com a PMCG, apesar dessa conquista, é necessário ampliar ainda mais o processo de divulgação de dados. A meta, agora, é desenvolver mecanismos que facilitem a compreensão das informações. Para isso, deverão ser desenvolvidos portais da transparência que permitam à população ler e compreender mais facilmente a tramitação de processos, de licitações e de orçamentos. “É preciso utilizar uma leitura mais fácil e mais acessível à população. Tudo isso ajuda muito, afinal, a transparência é amiga do combate à corrupção”, completou Agra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO