Posto de saúde do Parque do Povo realiza mais de 300 atendimentos em 15 dias

posto_saude_pq_povoO Maior São João do Mundo chegou à sua metade nesta sexta-feira, 17. Nesta primeira quinzena da festa, o posto de saúde do Parque do Povo funcionou durante todas as noites. A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande divulgou um balanço dos atendimentos. Até o momento foram realizadas 307 assistências, o que equivale a cerca de 20 atendimentos por noite em média.

O posto fica ao lado do palco principal, funcionando das 19h até o término dos shows de cada noite, e dispõe de espaço com cinco leitos com macas. O local tem equipamentos para prestar socorro médico, em casos de urgência, inclusive com desfribrilador e cilindro de oxigênio. Também são realizados procedimentos simples, como aferição de pressão arterial e glicemia. “Nos dias de maior aglomeração, atendemos muitas pessoas que passam mal em função do calor. São ocorrências simples”, explicou a coordenadora, Ailma Araújo.

No local é mantida uma equipe fixa com médico, enfermeiro, técnicos em enfermagem e seguranças. Três equipes móveis de socorro médico com equipamentos, medicamentos e macas ficam circulando pelo Parque do Povo, monitorando e atendendo as pessoas que precisam. As equipes móveis são formadas por enfermeiros socorristas, maqueiros e seguranças. Durante os 31 dias da festa, mais de cem profissionais de saúde trabalham no serviço.

Três ambulâncias ficam de prontidão, em pontos estratégicos, para conduzir os pacientes que necessitem receber atendimento nos hospitais. Além disso, neste mês de festa junina, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), está fazendo resgate aéreo com helicóptero nos casos necessários. Uma rede de acolhimento também foi montada para atender as vítimas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital de Trauma, Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), e Hospital Municipal Doutor Edgley Maciel.

Apesar de toda esta estrutura montada, do total de 307 atendimentos realizados, apenas 4 pessoas precisaram ser transferidas para hospitais. Isto significa dizer que o posto do Parque do Povo solucionou quase 100% dos casos de pessoas que passaram mal ou que se feriram.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO