Posto de Saúde do Parque do Povo realizou mais de 400 atendimentos

posto_saude_pq_povoChegamos à principal semana da festa do Maior São João do Mundo, com os dias de véspera e de São João, e um público superior a cem mil pessoas é esperado no Parque do Povo para as noites da quinta-feira (23) e da sexta-feira (24). Por isso, a Secretaria de Saúde de Campina Grande vai intensificar o trabalho de atendimento em saúde na área da festa. Durante os 31 dias mais de cem profissionais de saúde trabalham neste serviço.

Até o dia 20 de junho já haviam sido realizados 404 atendimentos, o que corresponde a mais de 20 socorros por noite, e em apenas oito casos foi necessário fazer a transferência para hospitais da cidade. “Isto mostra que as nossas equipes solucionam quase 100% dos problemas que ocorrem no Parque do Povo”, disse a coordenadora do serviço, Ailma Araújo.

Durante os próximos dias, as equipes trabalharão das 19h às 4h com três equipes móveis de socorro médico e uma equipe fixa, no posto de saúde que fica ao lado do palco principal do Parque do Povo. No posto de saúde ficam um médico, um enfermeiro e três técnicos em enfermagem. O local tem cinco leitos e equipamentos de primeiros socorros e atendimento de urgência. As equipes móveis são compostas por enfermeiro, dois maqueiros e segurança.imagem

Três ambulâncias ficam estrategicamente posicionadas para conduzir os casos mais sérios aos hospitais. Uma rede de atendimento também foi montada para prestar socorro às pessoas vindas do Parque do Povo no Hospital de Trauma, na UPA, no Hospital da Criança e do Adolescente e no Hospital Municipal Doutor Edgley Maciel, para casos de surto psicótico.

“Em noites como as dos shows dos padres Reginaldo Manzotti e Fábio de Melo, em que a aglomeração de pessoas é maior, os atendimentos são essencialmente de aferição de pressão arterial e glicemia porque a maioria passa mal em função do calor”, explicou a médica Giovanna Cordeiro.

Durante o mês de junho, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também está realizando resgate aéreo por causa do grande número de turistas na cidade. “O socorro atinge principalmente os lugares mais distantes da festa, como os distrito de Galante e São José da Mata”, disse a Secretária de Saúde, Luzia Pinto.

imagem

Em São José da Mata a secretaria disponibiliza também uma ambulância na praça central durante as noites de festa. Em Galante, a secretaria entregou este mês a base descentralizada do Samu com uma ambulância que atende os casos graves. A Unidade Básica de Saúde de Galante, inaugurada também este mês, presta atendimento às pessoas que se ferirem ou passarem mal durante os dias da festa junina.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO