Prefeito abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Romero_semana_ct O prefeito Romero Rodrigues abriu nesta terça-feira, 14, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema principal “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. A promoção é da Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com outras instituições.  O evento está incluído no calendário dos festejos do Sesquicentenário de emancipação política da cidade.

A solenidade de abertura aconteceu pela manhã, no auditório do Museu Vivo da Ciência e Tecnologia, localizado no largo do Açude Novo, com a presença de dirigentes e representantes das mais importantes instituições científicas, tecnológicas e universitárias da Paraíba, além de estudantes de diversas escolas técnicas, a exemplo da Escola Técnica Redentorista – Eter. Ainda durante a programação de abertura da Semana, foram empossados os membros do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia.

Ao iniciar a série de pronunciamentos, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município, Hercules Lafite, destacou a importância da iniciativa, fazendo, inclusive um relato histórico da evolução da ciência e tecnologia no país, tendo acentuado, neste contexto, o papel de Campina Grande, cuja produção científica como pólo tecnológico já obteve reconhecimento nacional e internacional, conforme atestam respeitadas publicações de circulação mundial.

Romero_semana_ct1“Esta programação vai proporcionar a discussão de temas relevantes inerentes à tecnologia, tendo a presença de técnicos, pesquisadores e estudantes. Será uma ótima oportunidade para todos os que atuam nesse campo, tão importante para o desenvolvimento da cidade e da região”, destacou o secretário.

Em seguida, falaram todas as autoridades ligadas ao setor tecnológico, a exemplo da UEPB, UFCG, Sebrae, Instituto do Semi-Árido, Parque Tecnológico da Paraíba e várias outras. Todos elogiaram a iniciativa da PMCG e o apoio que o Município vem dando ao desenvolvimento tecnológico e científico local, sendo isso manifestado por meio da realização do evento iniciado nesta terça-feira.

Finalizando a solenidade, o prefeito Romero Rodrigues assegurou a consolidação de parcerias com os mais diversos segmentos científicos para a consagração de Campina como pólo tecnológico, especialmente em áreas como a informática. Segundo ele, esta riqueza científica vem sendo aplicada em todas as iniciativas da administração municipal.

Romero citou, por exemplo, o caso do futuro complexo Aluízio Campos, onde 4 mil imóveis populares serão construídos com acessibilidade e até mesmo o uso de energia solar. “Este fato demonstra o quanto o nosso município avança em termos de sustentabilidade e de modernidade”, afirmou. De acordo com o prefeito, a cidade evolui a cada dia mediante o advento de novos ciclos de desenvolvimento, sendo a ciência um setor estratégico, daí a necessidade da PMCG continuar a sua política de parcerias e de diálogo com os diversos setores da ciência e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO