Prefeito abre Seminários de Educação e anuncia atualização salarial dos professores

Romero_abertura_Seminarios_EducacaoO desenvolvimento de uma educação, tendo como foco o respeito à diversidade e aos direitos humanos dentro do currículo escolar, é o alvo dos Seminários de Educação “Trançando a Rede da Diversidade”, iniciado na manhã desta segunda-feira, 02, no Teatro Municipal Severino Cabral. Os seminários serão realizados até a próxima quarta-feira, dia 4, com a participação de aproximadamente 3,5 mil profissionais da educação municipal, entre gestores escolares, técnicos, professores, secretários e pessoal de apoio. A cerimônia de abertura contou com a presença de educadores, vereadores e secretários municipais, sendo marcada, inclusive, com apresentações culturais, entre as quais, a do poeta, escritor, compositor, declamador e contador de histórias, Jessier Quirino.

A solenidade de abertura foi iniciada com a composição da mesa de autoridades, sendo integrada pelo prefeito Romero Rodrigues; secretária municipal de Educação, Iolanda Barbosa; vereador Alexandre do Sindicato; reitor da UEPB, Rangel Júnior; secretário-chefe de Gabinete, Jóia Germano; secretário de Cultura, Lula Cabral; Luzemar Martins (diretor da organização da Ilha do Aprender); Fátima Coutinho (presidente do Conselho Municipal de Cultura) e o professor Nazito Pereira, presidente do SINTAB.

Logo após a execução dos Hinos Nacional e de Campina Grande foi lida uma mensagem de abertura, sensibilizando o público quanto à importância da integração social, por meio de uma educação inclusiva, sem quaisquer tipos de preconceitos. Em seguida, aconteceram os pronunciamentos das autoridades.

O prefeito Romero Rodrigues destacou, além da importância dos seminários para o início do ano letivo no município, o cumprimento de diversos compromissos com o setor educacional, a exemplo da implantação do piso salarial da categoria dos professores, gerando um impacto mensal da ordem de R$ 1 milhão na folha de pagamento daqueles profissionais. Romero também ressaltou a implantação, paulatina, dos níveis (ascensão vertical ou funcional) na rede de educação, como forma de reconhecer e valorizar a carreira dos professores. Mais de 700 professores já foram beneficiados por terem feito cursos de Especialização, Mestrado ou Doutorado.

Reajuste – Aproveitando a presença de vários vereadores, Romero Rodrigues, anunciou que vai enviar à apreciação, da Câmara Municipal, projeto de lei destinado a atualizar em 13,01% o piso salarial dos professores, sendo o dobro da própria meta inflacionária.

O prefeito também confirmou o pagamento, ainda neste mês de fevereiro, do décimo quarto salário para os profissionais de escolas que apresentaram o melhor desempenho educacional no IDEB ou Prova Brasil. Ele registrou, ainda, o esforço da atual gestão em reformar escolas e tomar outras  iniciativas capazes de avançar na educação pública municipal.

Romero fez questão de registrar a presença, no evento, dos educadores, vereadores, secretários e também do reitor Rangel Júnior (UEPB) à solenidade de abertura. Também destacou a presença do professor e líder sindical Nazito Pereira (Sintab), lembrando a política de diálogo com os representantes dos trabalhadores municipais. Por fim, enalteceu o esforço da professora e secretária de Educação, Iolanda Barbosa, como também de toda a sua equipe, em favor da educação em Campina Grande.

Distribuição de tablets – Romero também confirmou que haverá, ainda neste ano, a entrega de mais de sete mil tablets para estudantes da Rede Municipal de Ensino, cumprindo mais um compromisso com os alunos do município. “Estamos aguardando a chegada destes equipamentos. Eles foram adquiridos em 2014 e vão atender às necessidades dos alunos na fase final do Ensino Fundamental”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Iolanda Barbosa, disse que a realização dos seminários é um esforço, do governo municipal, em unir os diversos segmentos da sociedade em torno de projetos educacionais que respeitam a diversidade, sem preconceitos em relação a questões de gênero, idade, raça e outros aspectos sociais.

“Queremos, com isso, enfatizar a importância e a necessidade de uma base curricular, tendo como foco a questão da diversidade”, afirmou Iolanda. Ela também agradeceu ao Instituto Alpargatas e as universidades, privadas e públicas, a exemplo da UEPB, pelas parcerias que viabilizam ações educacionais em Campina Grande.

Reconhecimento dos educadores – Entre os participantes do seminário, a professora Edna Lima, diretora adjunta da Escola Anísio Teixeira (bairro da Palmeira) garante que o evento é “importante para atualização dos educadores, os quais podem refletir e mudar a prática pedagógica”. Conforme reconheceu, “o governo municipal se preocupa com a formação contínua do professor, sobretudo nos tempos modernos, com a discussão da diversidade. De fato, não só existe um tipo de família, a tradicional, o que exige novos desafios. Com isso, aqui as pessoas trocam experiências e se integram”, afirmou.

Por sua vez, a auxiliar de serviços gerais, Vera Lúcia Cordeiro dos Santos, mostrou-se feliz em participar do evento. “Em minha opinião, toda pessoa que trabalha da educação precisa deste evento. Eu participo de todos. Aprendo muitas coisas. Aprendo, sobretudo, a me relacionar com os demais profissionais”, afirmou. Vera Lúcia elogiou a nova oportunidade de atualização profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO