Prefeito entrega Brinquedoteca do Hospital da Criança

brinquedotecahca2A Prefeitura de Campina Grande promoveu na manhã desta segunda-feira, 04, a reinauguração da brinquedoteca do Hospital da Criança e do Adolescente Dr. Severino Bezerra de Carvalho. O espaço, que foi totalmente reestruturado pela atual administração, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, recebeu brinquedos, jogos educativos e equipamentos que contribuição para o desenvolvimento e recuperação das crianças e adolescentes hospitalizadas.

Segundo o prefeito Romero Rodrigues, que não pôde comparecer ao local em virtude de visitas a obras da cidade, investimentos desse porte fazem parte das ações voltadas à humanização na prestação dos serviços à sociedade. “Não há como dissociar a criança dos brinquedos. Então, se ela está no hospital, este lugar precisa de mais atrativos”, declarou. O prefeito também agradeceu ao Ministério Público do Trabalho pela liberação dos recursos destinados à brinquedoteca.

Segundo a coordenadora da brinquedoteca, Haline Mineiro Costa, foram investidos cerca de R$ 15 mil. “Todo hospital precisa de uma brinquedoteca. Aqui já existia um espaço lúdico, mas, agora conseguimos equipamentos que contribuirão para o desenvolvimento cognitivo das crianças, minimizando o sofrimento das que precisam ficar internadas por mais tempo”, declarou.

brinquedotecahcaA brinquedoteca funcionará diariamente, das 8h às 17h, com atividades programadas e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e pediatras. No local, há espaço para leitura de histórias infantis, área para as crianças assistirem DVDs, fantoches e jogos educativos.

 A inauguração foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Lúcia Derks, que revelou que ainda neste ano deverá ser entregue a UTI Infantil do Hospital da Criança e do Adolescente. A UTI contará com seis leitos. Sobre a brinquedoteca, a secretária disse que o equipamento contribui para a eficácia no tratamento das crianças, com a vantagem de manter o contato destas com brinquedos e também com outras crianças internadas.

O representante do Ministério Público do Trabalho, Raulino Maracajá, ressaltou a relevância da parceria entre o órgão e a Prefeitura Municipal. Segundo Maracajá, as verbas destinadas a esse tipo de investimento são oriundas do descumprimento de acordos judiciais ou de termos de ajustamento de conduta. Os projetos são cadastrados, por instituições interessadas, na Procuradoria do Trabalho e, posteriormente, vão sendo avaliados. “Ao invés dos valores serem destinados para outros fundos, dá-se preferência aos investimentos voltados diretamente à sociedade”, disse.

ESPAÇOS DE LAZER – O prefeito Romero Rodrigues lembrou que os investimentos em áreas de lazer para escolas e creches municipais estão entre as prioridades da sua gestão. “Estamos colocando brinquedos em quase todas as escolas da rede pública municipal”. As mais recentes implantações de áreas de lazer aconteceram nas escolas municipais Gustavo Adolfo e Félix Araújo. Outros brinquedos serão instalados na Vila Cabral de Santa Terezinha, em escolas nos distritos de Galante e de São José da Mata. Já o Parque da Criança receberá três brinquedos novos e adaptados para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO