Prefeito entrega veículos aos Conselhos Tutelares do Município

conselho_tutelar_carrosOs quatro Conselhos Tutelares de Campina Grande (regiões Norte, Sul, Leste e Oeste) receberam na manhã desta terça-feira, 22, quatro novos veículos (modelo Spin, da Chevrolet) que serão utilizados pelas equipes nas atividades de campo. A entrega foi realizada pelo prefeito Romero Rodrigues, no auditório da Fundação Suellen Caroline. Nos próximos meses, os conselhos receberão ainda 20 computadores, impressoras multifuncionais, refrigeradores e bebedouros, totalizando um investimento da ordem de R$ 250 mil. Os recursos são oriundos de parceria do Município com o Governo Federal.

O prefeito Romero Rodrigues ressaltou que a parceria foi possível porque a atual administração cumpriu metas estabelecidas pelo Governo Federal. Entre essas metas, estão aquelas relacionadas às crianças encontradas em risco social e que são acompanhadas pelos Conselhos Tutelares. No município, os Conselhos Tutelares são estruturas responsáveis por fiscalizar e fazer cumprir os direitos da criança e do adolescente, atuando no enfrentamento à negligência, violências física e psicológica, à exploração sexual e a outras formas de violência.

“A aquisição de veículos era uma antiga reivindicação dos conselheiros, que encontravam dificuldades para sua locomoção. Havia muita dependência do poder público e as equipes queriam maior autonomia. Agora, a PMCG consegue oferecer essa independência, com a vantagem de aproximar, ainda mais, as equipes da comunidade. É um ganho positivo para as equipes do Conselho Tutelar, que lutavam por mais mobilidade para o desempenho de suas funções”, disse Romero Rodrigues. As chaves dos veículos foram entregues a representantes dos quatro conselhos tutelares.

Para o secretário municipal de Assistência Social (Semas), João Dantas, a aquisição de veículos e novos equipamentos mostra que a atual administração cumpre seus compromissos com relação aos direitos humanos e ao Estatuto da Criança e do Adolescente. “Se não cumpríssemos as metas estabelecidas pelo Governo Federal, não teríamos recebido esses veículos. É a coroação do trabalho da Semas e da atual administração municipal”, frisou.

João Dantas lembrou que no início do ano passado a atual gestão encontrou membros dos Conselhos Tutelares com salários atrasados, linhas telefônicas cortadas e débitos com alugueis dos imóveis. Parte das ações de campo foi retomada pelos Conselhos com veículos locados, que agora serão deslocados para outros conselhos municipais, além dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Referência de Assistência Social (Cras).

O secretário adjunto da Semas, Rubens Nascimento, lembrou da precariedade que existia nos Conselhos Tutelares e disse que os novos veículos representam um avanço para o município, além de melhorar o desempenho das atividade. Ele destacou, que as equipes dos Conselhos Tutelares (conselheiros, assistentes sociais e motoristas) atendem um público muito extenso, responsável por apresentar aproximadamente duas mil denúncias por ano. “As equipes atuam em plantões de 24 horas e os veículos agilizarão na averiguação dessas denúncias”, disse. Segundo Rubens, entre as principais denúncias, estão os maus tratos, negligências, abuso sexual e exploração do trabalho infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO