Prefeito prestigia instalação de Mamógrafo Digital na FAP

O prefeito Romero Rodrigues e a primeira dama, Micheline Rodrigues, prestigiarão nesta sexta-feira, 06, às 10h, a solenidade de instalação de um Mamógrafo Digital no Hospital Escola da FAP – Fundação de Assistência da Paraíba, resultado de recursos de emendas parlamentares de deputados paraibanos.

A Prefeitura Municipal é parceira da FAP, através da gestão do SUS, que vai custear os procedimentos. A capacidade de fluxo de um Mamógrafo Digital é de até 70 exames dia. A entrega acontecerá dentro da programação do Outubro Rosa.

De acordo com o presidente da FAP, Helder Macedo, os recursos avançados e as imagens de alta qualidade da mamografia digital oferecem vantagens, como a maior possibilidade de detectar nódulos microscópicos e pequenas alterações, principalmente em seios volumosos, com tecidos mamários muito firmes ou densos. O sistema registra a imagem com qualidade mais apurada e em poucos segundos, o que reduz o número de repetições de exame e a paciente fica menos exposta ao raio-X. No exame, o médico consegue detectar de forma precoce o câncer de mama nas mulheres que possuem ou não os sintomas da doença.

A mamografia digital captura a imagem da mama eletronicamente e armazena-a em um computador, permitindo que seja manipulada para melhor avaliação. A imagem pode tanto ser impressa, em filme, quanto ser transmitida eletronicamente de um local para outro, o que facilita a consulta remota por outro especialista em mama.

Além do prefeito e da primeira dama estarão no evento a secretária de Saúde do Município, Luzia Pinto, a presidente da Câmara de Vereadores, Ivonete Ludgério, vereadores, deputados federais e estaduais, e as representantes das ONGs Mulheres Amigas do Peito e Américas Amigas (com sedes em São Paulo e Estados Unidos).

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO