Prefeitura abre turmas de pré-escola em toda a rede municipal e amplia oferta de vagas

alunos_pre_escolaVisando ampliar a oferta de vagas para o atendimento de crianças com idade entre 4 e 5 anos, a Prefeitura de Campina Grande está abrindo turmas de pré-escola em todas as 119 escolas da rede municipal de Educação. Com essa novidade serão criadas cerca de duas mil novas vagas para essa faixa etária. As matrículas começam na próxima segunda-feira, dia 11, e seguem até 29 de janeiro.

O objetivo da medida é universalizar a educação infantil na pré-escola, em 2016, para crianças de 04 a 05 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches para crianças de até 03 anos, conforme prevê a Meta 01 do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei Federal nº 13.005, e também do Plano Municipal de Educação (PME), instituído pela Lei Municipal nº 6.050, em vigor desde junho de 2015.

A abertura das turmas de pré-escola 1 e 2 em escolas municipais já vinha sendo adotada em algumas unidades, desde o ano passado, e agora será ampliada para toda a rede. A medida também amplia a capacidade de atendimento das creches municipais, que recebem crianças com idade a partir de seis meses com vagas em berçários, maternal (1e 2) e pré-escola (1 e 2). A rede municipal possui atualmente 35 creches.

A medida faz parte de uma política de reestruturação da rede municipal, conforme explica a secretária municipal de Educação, Iolanda Barbosa. “Avançamos na infraestrutura de escolas e creches. Colocamos em funcionamento, com recursos próprios, 10 creches que vieram do Governo do Estado e estamos com sete novas creches em construção. Em 2015 ampliamos a matrícula da educação infantil nas escolas para garantir que todas as crianças, de 4 e 5 anos, fossem matriculadas”, afirma.

BERÇÁRIO – A Secretaria de Educação também está ampliando vagas, na educação infantil, com a construção de seis novos berçários em creches da rede municipal. A oferta de vagas dos novos berçários já começa na matrícula para o período letivo de 2016, atendendo bebês com idade a partir dos seis meses.

MATRÍCULAS – As matrículas de novos alunos para a rede municipal acontecerão de 11 até 29 de janeiro não apenas para as turmas de educação infantil, mas também para todas as turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As matrículas deverão ser feitas diretamente na secretaria da escola onde o aluno pretende estudar. Ao todo, mais de 6 mil novas vagas estão sendo abertas.

No ato da matrícula, deverão ser apresentados os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento ou casamento, atestado ou carteira de vacinação atualizada, duas fotografias 3X4, cópia do comprovante de residência, transferência ou declaração emitida pela escola de origem, Cartão SUS, Cartão do Bolsa Família, Número do NIS (Número de Identificação Social) da criança de 0 a 48 meses e RG e CPF do educando.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO