Prefeitura apoia a realização do I Simpósio Paraibano do Umbu

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), está apoiando a realização do I Simpósio Paraibano do Umbu, iniciado na manhã desta quinta-feira, 21, na sede do Instituto Nacional do Semiárido. O prefeito Romero Rodrigues esteve sendo representado, na solenidade de abertura, pelo secretário de Agricultura, Fábio Agra Medeiros.

Segundo o secretário, o evento tem como objetivo reunir pesquisadores, estudantes, técnicos, produtores,  movimentos sociais, órgãos governamentais e entidades ligadas ao desenvolvimento rural sustentável para dialogar acerca da temática da cultura do umbu (Spondias tuberosa).     

Além disso, o intuito é discutir e elaborar estratégias de estruturação de uma cadeia produtiva agroindustrial do umbu que gere renda, ocupação e emprego no Semiárido paraibano, assim como promover a recuperação, preservação e ampliação das áreas de cultivo da espécie com manejo adequado.

Para o secretário, este tipo de evento tem grande importância para o levantamento da atual realidade da cultura do umbu em nossa região, além da formulação de estratégias e de políticas de estímulo a este tipo de cultura. Por conta disso, a PMCG não poderia deixar de prestigiar mais este evento para o desenvolvimento da agricultura local.

A Seagri participará como parceira na mobilização e identificação de agricultores interessados em participar do processo, assim como na produção de mudas no Complexo de Produção de Mudas e Piscicultura de Campina Grande em Bodocongó, que foi revitalizado no segundo semestre de 2014.

Além da PMCG, participam do I Simpósio Paraibano do Umbu, a UFCG, Fetag, IBGE, Embrapa, Emater, Emepa, Banco do Nordeste, Sebrae, Coopercuc, Conab e outras instituições. São tratados temas como políticas públicas para a comercialização do umbu, mapeamento da cultura do umbu no cariri paraibano e condições agroclimáticas e potencial produtivo do umbu na Paraíba.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO