Prefeitura comemora Dia Internacional da Mulher com a Caminhada da Paz

caminhada_mulhjer_2016

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado nesta terça-feira, 8, pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres (CEPPM), com a realização da Caminhada da Paz, cuja temática foi “Basta a Violência Doméstica”. A concentração efetivou-se no Monumento aos 150 anos de Campina Grande, acontecendo, em seguida, uma caminhada em volta do Açude Velho e nas áreas da Estação Velha e Parque da Criança.

A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres contou com o apoio de secretarias afins e da Rede de Enfrentamento a Violência Doméstica, juntamente com representantes da sociedade. Atuaram como parceiros dessa ação as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer, equipe do Programa Mexe Campina, INSS, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que assistem moradores de Campina Grande, distritos de Galante e de São José da Mata.imagem

De acordo com o coordenador do Programa Mexe Campina, Teles Albuquerque, “o Dia Internacional da Mulher é o dia mais importante do ano, devendo o segmento feminino receber todas as homenagens”. Segundo ele, neste dia o programa, sob sua coordenação, intensifica as atividades, proporcionando a todas as mulheres de Campina Grande momentos de lazer e de atividades físicas.

Pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres (CEPPM), Marli Castelo Branco disse que esta data sempre é marcada pela luta do segmento feminino por “mais direitos, justiça e igualdade”. A coordenadora agradeceu à adesão voluntária de vários órgãos e setores sociais em prol da realização da caminhada pela paz, alertando a comunidade sobre o problema da violência doméstica.imagem

Segundo ela, o governo municipal, sob a orientação do prefeito Romero Rodrigues, tem avançado quanto à implementação da políticas públicas em favor das mulheres de Campina Grande, sobretudo as mais carentes. “Um dos principais destaques é a realização de cursos profissionalizantes, destinados a retirar a mulher da dependência e da sua submissão às ações violentas, resgatando a autoestima, especialmente num ano em que comemoramos os dez anos da Lei Maria da Penha”, disse.

Já Graça Duarte, coordenadora de eventos da Secretaria Municipal de Saúde, destacou que a Pasta ofereceu o máximo de assistência às participantes da programação, oferecendo teste de glicemia, aferição de pressão arterial, além de orientações sobre o banco de leite, combate ao mosquito transmissão da Dengue, Zika e  Chikungunya, havendo ampla divulgação do denguezapp (9-9991-0553).

imagem

A caminhada registrou ainda a colaboração da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Municipal, Delegacia da Mulher e Juizado da Violência Doméstica Mulher. Todas estas equipes ofereceram total assistência às centenas de mulheres que participaram da programação, marcada por atividades físicas, caminhada e café da manhã. O evento foi animado por um trio elétrico e artistas locais, a exemplo da cantora Gitana Pimentel.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

TOPO